As maiores cidades de Santa Catarina terão programação especial para celebrar o Dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado nesta terça-feira (12) em todo o país. Blumenau, Florianópolis e Joinville têm missas, novenas e até carreatas marcadas em homenagem à padroeira do Brasil.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Na maior cidade do Estado, a programação acontece durante todo o dia em diversas paróquias. Na Catedral São Francisco Xavier, o início é com o santo terço, às 6h55, e a santa missa, às 7h30.
A manhã continua com o santo rosário e adoração até 10h20, quando começa a carreata pelas ruas da cidade, com a imagem da santa no caminhão dos Bombeiros Voluntários. Ela sai da catedral até a paróquia universitária Nossa Senhora Aparecida, no Bom Retiro.
Em seguida, a carreata retorna para a catedral para a sequência da programação, com missas marcadas para 12 e 18 horas. Todas as regras sanitárias vigentes por causa da pandemia do coronavírus deverão ser respeitas em todos os eventos. Entre elas, estão o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social.
Continua depois da publicidade
Em outras paróquias da cidade ainda haverá almoços no formato drive-thru para os fieis que quiserem ajudar as comunidades. Toda a programação está disponível no site da Diocese de Joinville.
Comemorações em Blumenau e Florianópolis
Em Blumenau, as celebrações começam às 7 horas com missa na Catedral São Paulo Apóstolo, com o bispo Dom Rafael Biernaski. Em seguida, uma carreata segue até o santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Itoupava Norte.
O bispo celebra nova missa às 9 horas no santuário, que ainda terá outras três celebrações ao longo do dia: 11, 15 e 19 horas. Segundo a organização, todos os protocolos sanitários serão seguidos durante todo o dia.
Na capital, a Catedral Metropolitana de Florianópolis terá duas celebrações em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. A primeira acontece às 16h30, na capela do Asilo Irmão Joaquim.
Continua depois da publicidade
A segunda será realizada na sede da catedral, às 18h15, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Todas as regras sanitárias por causa da Covid também serão cumpridas ao longo da programação.
Leia também:
Dia das Crianças: presentes para o momento atual e para o futuro
Descubra a origem do dia das crianças e saiba mais sobre a história da data
Saiba a história por trás do Outubro Rosa e conheça curiosidades da data
“Sempre soube que eu era mulher”: catarinenses LGBTQIA+ celebram dia mundial de sair do armário