Com a reinauguração da Ponte Hercílio Luz marcada para o dia 30 de dezembro, Florianópolis já definiu como vai utilizar a estrutura para melhorar a mobilidade da Capital e dos entornos. Com um projeto municipal e estadual que envolve a valorização da ponte como um cartão-postal pelo seu lado histórico e arquitetônico, a Hercílio Luz também é vista como a chance de Florianópolis desafogar as pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, além de servir como um marco no sentido da priorização para o transporte coletivo na Capital.
Continua depois da publicidade
O cronograma divulgado pela prefeitura de Florianópolis sobre o trânsito na ponte começa no dia 21 de dezembro, com a entrega de obras do município nas duas cabeceiras. Também é no dia 21 de dezembro que começa a circular uma nova linha de ônibus, chamada de Linha Ponte Viva, que será circular entre o Centro e a cabeceira da Ponte Hercílio Luz na Ilha, no Parque da Luz. A linha será gratuita até o dia 13 de janeiro, como uma forma de incentivar a população a deixar o carro em outros locais do Centro e usar o ônibus para visitar a ponte.
O transporte coletivo vai começar a cruzar a Hercílio Luz oficialmente no dia 13 de janeiro com 12 linhas municipais. No dia 3 de fevereiro serão mais 10 linhas adicionadas ao tráfego da ponte — inclusive três novas, que ligarão os bairros Jardim Atlântico, Abraão e Capoeiras ao Centro.
Todo o cronograma está planejado, mas a prefeitura destaca que as novas etapas dependem da avaliação das anteriores, então o resultado positivo ou negativo de uma liberação nas primeiras semanas, por exemplo, pode impactar a previsão dos próximos passos.
A expectativa de prefeitura é de que até o dia 2 de março 72 mil passageiros que entravam na Ilha em ônibus pela Ponte Pedro Ivo estejam utilizando a Hercílio Luz, com base nos números atuais do transporte coletivo. Isso reduziria em 30% o número de passageiros/dia nas pontes atuais. O desejo do município é elevar esse número para 100 mil até o fim de 2020.
Continua depois da publicidade
A Ponte Hercílio Luz também fará parte do novo plano de contingência das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, portanto ela poderá ser usada em caso de interdições graves no trânsito de Florianópolis.

Carros só no segundo semestre de 2020
A prefeitura de Florianópolis trata o trânsito de veículos particulares na Ponte Hercílio Luz como algo a ser evitado inicialmente. Táxis, caminhões e ônibus estão previstos no planejamento, mas carros particulares (e de motoristas por aplicativo também) devem entrar no cronograma somente no segundo semestre de 2020, e mesmo assim com algumas regras.
Conforme o prefeito Gean Loureiro e o secretario de Mobilidade, Michel Mittmann, a ideia é avaliar maneiras de incentivar o uso da ponte somente por veículos compartilhados. A prefeitura pretende estudar formas de controlar o acesso para carros cadastrados que tenham no mínimo duas pessoas dentro, com algum tipo de autorização para um número determinado de carros — mais ou menos como era feito na Base Aérea, no Sul da Ilha. O controle seria feito por câmeras que multariam os carros não autorizados.
Além disso, já está definido que no segundo semestre de 2020, quando os carros entrarem no planejamento da ponte, o tráfego deve ser 100% para os veículos particulares em horários alternativos, como entre 21h e 6h.
Continua depois da publicidade
Confira o cronograma completo do trânsito na Ponte Hercílio Luz
21 de dezembro
– Prefeitura de Florianópolis planeja entregar as obras municipais nas duas cabeceiras da Ponte Hercílio Luz
– Início da operação da Linha Ponte Viva, ônibus municipal que vai fazer um trajeto circular entre o Centro de Florianópolis e a cabeceira da Ponte, no Parque da Luz. Tarifa gratuita.
30 de dezembro
– Inauguração oficial da Ponte Hercílio Luz, com início dos eventos para o público e sem tráfego de veículos. Ponte aberta para pedestres e ciclistas.
Continua depois da publicidade
5 de janeiro
– Linha Ponte Viva passa a atravessar a Ponte e seguir até o Continente, no Estreito e Balneário. Tarifa ainda gratuita.
13 de janeiro
– Início da operação do transporte público da Capital na Ponte Hercílio Luz. Serão 12 linhas, sendo uma convencional, três executivas municipais e oito intermunicipais. Linhas de turismo também iniciam a operação, assim como os carros oficiais (ambulâncias e viaturas policiais e dos bombeiros).
3 de fevereiro
– Liberação de mais linhas de transporte coletivo na Ponte Hercílio Luz. Dez novas rotas vão passar pela ponte, entre elas três novas: Capoeiras/Centro, Abraão/Centro e Jardim Atlântico/Centro.
– Liberação de táxis para tráfego na Ponte Hercílio Luz.
17 de fevereiro
– Mais três linhas de ônibus convencional municipal passam a operar na ponte.
– Ônibus escolares passam a transitar na Hercílio Luz.
2 de março
– Início da operação de novas linhas de ônibus intermunicipais da Grande Florianópolis a partir da implantação de uma nova rota que passará pela Ponte Hercílio Luz em direção à Rua Hoepcke e Avenida Rio Branco.
Continua depois da publicidade
16 de março
– Mais 35 linhas de ônibus convencional intermunicipal da Grande Florianópolis passam a operar entrando na Ilha através da Ponte Hercílio Luz.
– Caminhões de carga (sem limite de peso) são autorizados a usar a Hercílio Luz. Prefeitura vai implantar um sistema de controle e categorização, com restrições de horário.