O primeiro evento-teste realizado em Santa Catarina durante a pandemia vai ocorrer nesta quinta-feira (29) à noite, em Florianópolis, e deve servir como um experimento para a liberação das atividades culturais. O show da Camerata, o primeiro de três modalidades que serão avaliadas, ocorre no Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC) e deve contar com um público de 548 pessoas.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Santa Catarina por WhatsApp
Conforme o governo estadual, uma série de medidas de segurança contra a propagação do vírus foi adotada e deve ser seguida à risca. O protocolo sanitário utilizado neste primeiro evento deve ser seguido ou aperfeiçoado, caso necessário, para a retomada do setor.
A realização do teste para detectar Covid-19 e a imunização contra o vírus com ao menos uma dose da vacina estão entre as exigências para a participação do evento. Além disso, neste primeiro momento será proibido o consumo de bebidas dentro do espaço compartilhado e o uso de máscara é obrigatório.
– A intenção de todos aqui é de que haja a maior segurança possível para que esse evento-teste seja referência para os próximos. Esse é um trabalho que tem caráter científico e é um projeto que tem tudo para dar certo – afirma o secretário adjunto da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes.
Continua depois da publicidade
Quando a pandemia de Covid-19 vai acabar?
Quais cidades já tiveram eventos-teste desde o início da pandemia?
Depois do evento-teste cultural, o Estado deve testar outras duas modalidades, ainda em datas não confirmadas. Uma delas será uma feira de móveis em São Bento do Sul (Festok). A outra será na Capital: um jantar para a posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis.
De acordo com o Estado, a intenção é observar o comportamento do público antes e depois do evento, principalmente nos casos de pessoas que possam apresentar sintomas da doença, e em relaçao às medidas sanitárias: se usarão a máscara todo o tempo e se vão respeitar o distanciamento, por exemplo.
Relembre a apresentação de Roberto Carlos que emocionou fãs em Santa Catarina
Exigências na inscrição
Ao se inscrever para o evento-teste, o público aceita se submeter a requisitos, como ser monitorado antes, durante e depois do evento, por até 14 dias, entre outras exigências. Confira quais são:
– É obrigatório estar vacinado com ao menos uma dose do imunizante contra o coronavírus.
– Os participantes realizaram exames PCR três dias antes do evento e precisam apresentar comprovante de teste negativo para a doença.
Continua depois da publicidade
– Todos os participantes aceitam ser acompanhados por 14 dias pelas equipes de pesquisa – duas universidades e profissionais da saúde – através de um aplicativo e por contato telefônico.
No evento
O protocolo prevê regras desde a entrada do CIC até o fim do show. De acordo com coordenadora do Grupo de Trabalho formado por órgãos do Estado, Eveline Orth, ao contrário do que se costumava ver, quando uma única entrada era utilizada para todo o público, desta vez as portas laterais do Centro Integrado de Cultura também serão abertas.
As medidas já exigidas no Estado para outras atividades, como o uso de máscara, álcool em gel nas mãos e aferição de temperatura na entrada do ambiente serão mantidas. O restante é novidade.
Continua depois da publicidade
Variante Delta do coronavírus é identificada em Itajaí e São Francisco do Sul
Ingressos:
Não haverá ingresso impresso. O sistema será digital, com leitura de QR Code e apresentação do documento de identidade.
Horário:
O evento inicia às 20h e os participantes não podem chegar fora do horário estabelecido antecipadamente. A intenção é evitar aglomerações.
Distanciamento:
Será obrigatório o distanciamento de 1,20 m entre as pessoas que não integram o mesmo grupo familiar. Haverá sinalização.
Locais indicados:
Cada participante recebe a indicação para onde ir antes mesmo de entrar: cada setor foi separado por cores, e as filas, por letras. A ideia é que o público se dirija diretamente à ao assento indicado. Monitores vão ajudar com a localização.
Continua depois da publicidade
Alocação do público:
Na inscrição o público respondeu se vai apreciar o show sozinho ou acompanhado de familiares. A distribuição dos participantes nas poltronas vai ocorrer de acordo com as informações previamente prestadas por eles. É como se houvesse uma reserva dos assentos.
Check-in na poltrona:
O público fará um cadastro no aplicativo com dados pessoais básicos como nome, telefone e e-mail, através da leitura do QR Code que estará disposto nos assentos do CIC. Os dados serão enviados à Secretaria de Estado de Saúde e serão usados para o monitoramento posterior dos participantes.
No palco:
A equipe que trabalhará no palco, o que inclui os músicos e os técnicos, não terá contato com ninguém que não pertence aos bastidores. Tanto é que uma vez no backstage, permanecerá lá até o encerramento do evento.
O show
A apresentação da Camerata será regida pelo maestro Jeferson Della Rocca, com participação dos solistas Alberto Heller e Iva Giracca, que interpretarão o Concerto para Piano e Orquestra N. 5 “Imperador”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827) e o Concerto para Violino e Orquestra de Cordas em Ré menor, de Felix Mendelssohn (1809 – 1847).
Continua depois da publicidade
Leia também
As maiores bilheterias de cinema de todos os tempos
Oktoberfest Blumenau 2021 é cancelada
Saiba quem inventou o rock e a história por trás do estilo musical
Blumenau sente falta da Oktoberfest? Uma pesquisa da Furb tentou descobrir