A data para reabertura das escolas de Santa Catarina está prevista para 13 de outubro, como já era anunciado pelo Estado, e nesta quarta-feira (9), os detalhes do plano de retomada foram apresentados pelo governo catarinense. Em Joinville, o procolo de retorno presencial já havia sido anunciado em 25 de agosto para as escolas da rede municipal, e nada foi alterado com o anúncio do protocolo estadual.
Continua depois da publicidade
> Acompanhe o funcionamento de serviços em Joinville durante a pandemia de Covid-19
O retorno será gradual e atingirá apenas 30% dos estudantes matriculados em cada turma. O atendimento diário terá carga reduzida de duas horas por período. A ideia é que o número de crianças atendidas presencialmente amplie-se de forma progressiva até atingir 24,5 mil alunos semanalmente.
As primeiras semanas de atendimento irão priorizar alunos que não tiveram acesso às atividades não presenciais e aqueles que tiveram acesso mas não realizaram as atividades propostas e, também, os que apresentam dificuldades de aprendizagem, conforme avaliação pedagógica.
Continua depois da publicidade
O secretário estadual de Educação, Natalino Uggioni, explicou que o plano do Estado poderá servir de base para os planos municipais, mas que também pode ser apenas uma base para as cidades. No entanto, a volta do ensino infantil, prevista para novembro em Joinville, precisará da autorização do governo.
Entenda:
> O retorno presencial vai priorizar 30% dos estudantes de cada turma:
Nas duas primeiras semanas de aula (13 a 23 de outubro), será para os estudantes do 9º ano e da Educação Jovens e Adultos (EJA)
Na terceira semana (26 de outubro): se somam os outros alunos do Ensino Fundamental II (8º, 7º e 6º anos)
Na quarta semana (2 de novembro), são incluídos os estudantes do Ensino Fundamenta I (1º ao 5º anos) e as crianças da Educação Infantil (1º e 2º períodos)
Continua depois da publicidade
Na quinta semana (9 de novembro): são incorporadas as crianças da Educação Infantil, etapa creche.