O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Mesa Diretora, que vai comandar a Câmara de Deputados em 2021 e 2022. O resultado foi divulgado às 23h desta nesta segunda-feira (1º), após uma noite de votação e uma tarde de polêmica sobre a inscrição do bloco partidário de Baleia Rossi (MDB-SP), seu principal concorrente, que teria atrasado o envio dos dados e estourado o prazo de inscrição. Nove deputados federais concorreram à candidatura da presidência.
Continua depois da publicidade
> Rodrigo Pacheco (DEM-MG) é eleito presidente do Senado
A votação iniciou às 21h53min, após manifestação de cada concorrente e discurso de Rodrigo Maia (DEM), que se despediu do cargo. Lira recebeu 302 votos contra 145 de Baleia Rossi. Eram necessários 252 votos para a decisão em primeiro turno.
– Quero antes de tudo agradecer e assumir compromisso de corresponder com minha absoluta dedicação, humildade e determinação a confiança que me foi conferida. Fiz questão de iniciar essa minha jornada com um gesto simbólico. Estou aqui de pé, ao lado desta cadeira do presidente ainda vazia, em homenagem a todos os presentes, de todos os partidos. É um gesto de respeito a todo esse plenário – disse.
Concorreram ao principal cargo os deputados federais Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), General Peternelli (PSL-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Kim Kataguiri (DEM-SP), que registrou candidatura nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Além do novo presidente, concorreram dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes.
Acompanhe ao vivo
Candidatura gerou polêmica
Os aliados de Arthur Lira (PP-AL), deputado apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, se rebelaram contra a candidatura do principal rival, Baleia Rossi (MDB-SP), e acusaram Maia de agir com parcialidade ao autorizar a oficialização da inscrição.
O prazo para formalização dos blocos terminou às 12h desta segunda, mas o PT só teria enviado a documentação para adesão ao bloco de Baleia Rossi às 12h06, conforme registros da Secretaria-Geral da Mesa Diretora.
> Bolsonaro virá a Santa Catarina para entrega de automóveis
Após atrito com Maia, contestações e ameaças de recorrer ao STF, Lira aceitou a inscrição do bloco de Baleia, candidato apoiado por Maia para a sucessão do cargo
Continua depois da publicidade
> Gastos com leite condensado por Bolsonaro podem ser investigados pela PGR
Como ocorre a votação
A eleição será presencial em votação secreta e por sistema eletrônico. Para se eleger, é necessário a maioria absoluta de votos no primeiro turno (257 votos) e maioria simples no segundo turno, realizado com os dois mais votados.
> Deputado catarinense propõe licença-maternidade de oito meses
Às 14h iniciou a reunião de líderes, para a escolha dos cargos da Mesa pelos partidos, conforme o critério de proporcionalidade. O prazo limite para a formação de blocos parlamentares terminou ao meio-dia dessa segunda-feira (1º).
Às 17h, terminou o prazo para registro das candidaturas. O sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica ocorre neste momento. A votação iniciou às 19h44min. Cada deputado terá 10 minutos para explanação.
Saiba quem são os candidatos
Arthur Lira (PP-AL)
Natural de Maceió (AL), o empresário, advogado e agropecuário de 51 anos está no terceiro mandato de deputado federal. Líder do PP, ele conta com apoio do presidente Jair Bolsonaro e dos seguintes partidos: PP, PL, PSL, Pros, PSC, Republicanos, Avante, Patriota, PSD, PTB e Podemos.
Continua depois da publicidade

> Armando acompanha Arthur Lira em SC e diz que Bolsonaro define partido em março
Baleia Rossi (MDB-SP)
Natural de São Paulo, o empresário de 48 anos está no segundo mandato de deputado federal. Líder do MDB, ele conta com apoio do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e dos seguintes partidos: MDB, PT, PSDB, DEM, PDT, Solidariedade, Cidadania, PV, PCdoB, Rede e PSB.

> MDB no governo Moisés: novo momento, de coalizão, diz presidente do partido
Luiza Erundina (PSOL-SP)
Natural de Uiraúna (PB), a assistente social de 87 anos está no sexto mandato de deputada federal. Ela é ex-prefeita de São Paulo e ex-líder do PSB e do bloco PSB-PCdoB.
Continua depois da publicidade

Marcel van Hattem (Novo-RS)
Natural de São Leopoldo (RS), o jornalista, cientista político, desenhista, tradutor e escritor tem 36 anos. Ele é ex-líder do Novo e está no primeiro mandato de deputado federal.

> Charge do Zé Dassilva: os gastos do governo
Alexandre Frota (PSDB-SP)
Natural do Rio de Janeiro, o empresário, ator e diretor de 57 anos está no primeiro mandato de deputado federal.

André Janones (Avante-MG)
Natural de Ituiutaba (MG), o advogado de 37 anos está no primeiro mandato de deputado federal. Ele lançou candidatura avulsa à presidência da câmara.
Continua depois da publicidade

> Vídeo: Bolsonaro reclama de leite condensado e xinga imprensa
Fábio Ramalho (MDB-MG)
Natural de Brasília (DF), o empresário, vice-líder do MDB e ex-primeiro-vice-presidente da Câmara tem 59 anos e está no quarto mandato de deputado federal. Ele lançou candidatura avulsa à presidência da câmara.

General Peternelli (PSL-SP)
Natural de Ribeirão Preto (SP), o militar, administrador, professor e ex-vice-líder do PSL tem 66 anos e está no primeiro mandato de deputado federal. Ele lançou candidatura avulsa à presidência da câmara.

Kim Kataguiri (DEM-SP)
De Salto, em São Paulo, escritor e estudante de direito, de 25 anos, lançou sua candidatura avulsa, sem o apoio de partidos.
Continua depois da publicidade
