Joinville deve ter quase 430 mil eleitores que sairão de casa para votar no segundo turno das Eleições 2022 neste domingo (30). Para garantir a segurança de toda a população, na hora de exercer o voto ou comemorar o resultado das urnas, os órgãos de segurança estarão nas ruas ao longo de todo o dia.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A Guarda Municipal e os agentes do Departamento de Trânsito (Detrans) vão realizar rondas no entorno das 59 escolas públicas municipais que serão locais de votação, assim como aconteceu no primeiro turno.
Os agentes de trânsito também vão orientar os motoristas sobre a sinalização e estacionamento em locais proibidos das 6h30 às 22 horas. A rua Jaguaruna, onde fica a sede da Justiça Eleitoral, no Centro de Joinville, estará interditada para veículos a partir das 7 horas.
Já a Polícia Militar não tem nenhuma operação especial planejada para o domingo. Segundo o comandante da 5ª Região da PM, coronel Márcio Leandro Reisdorfer, a corporação está pronta para atender qualquer situação que acontecer, independentemente de qual candidato sair vitorioso.
Continua depois da publicidade
– É um dia em que a Polícia Militar não autoriza folga para os policiais, então todos estão de serviço com todas as modalidades de policiamento. Estamos à disposição para sermos empregados a fim de manter a ordem pública e realizarmos a polícia ostensiva. – garante.
O comandante acredita que o segundo turno será ainda mais tranquilo do que o primeiro domingo de votação. Isso porque trata-se de uma eleição majoritária, estadual e federal, em que os candidatos estão distantes da cidade, reduzindo os problemas com boca de urna.
Festas da vitória em Joinville
O segundo turno vai definir o próximo governador de Santa Catarina, na disputa entre Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL), e também o presidente da República, na briga entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dependendo de quem sair vencedor, há comemoração marcada para o Centro de Joinville.
Segundo o presidente municipal do PL, Maurício Peixer, há uma concentração marcada pelo partido para a Praça da Bandeira, a partir das 17 horas, com a presença de caminhão com som. O evento será aberto ao público e servirá para os apoiadores de Jorginho e Bolsonaro acompanharem a apuração do resultado.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, em caso de vitória de Décio ou Lula, os militantes do PT não realizarão comemoração em espaços públicos da cidade. Segundo o presidente municipal do partido, Francisco de Assis, a avaliação foi de que seria “muito arriscado” expor os apoiadores e “colocar a vida de alguém em risco”.
Leia também:
Décio Lima, do PT, diz apostar em voto silencioso para virada contra bolsonarismo em SC
Se vencer eleição, Jorginho não comemora antes do resultado de Bolsonaro