A construção da ponte Aubé foi autorizada nesta quinta-feira (30), com a assinatura do contrato e da ordem de serviço em Joinville. Com isso, as obras já podem começar e o AN traz os detalhes de como devem ser os trabalhos nos próximos meses.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A estrutura terá 118 metros de extensão, ligando as ruas Aubé e Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, entre os bairros Bucarein e Boa Vista. Serão 13 metros de largura, com duas pistas de 3,5 metros e duas calçadas, de três metros.
Segundo o diretor-executivo da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Paulo Mendes Castro, o projeto inicial precisou ser alterado para aumentar a altura da ponte para 6,5 metros, permitindo a passagem de embarcações por baixo da estrutura – a ponte Mauro Moura, por exemplo, tem aproximadamente 5 metros de altura.
A empresa vencedora da licitação foi a TEC – Técnica de Engenharia Catarinense Ltda, com o valor de R$ 10 milhões, garantido em convênio com o governo do Estado. Ela terá até o fim de junho de 2023 para concluir a obra.
Continua depois da publicidade
Primeiros passos na construção
Castro explica que a empresa está finalizando a montagem do canteiro de obras para começar a construção pela cravação das estacas. Serão 12 estruturas metálicas dentro do rio para dar sustentação à ponte, além de 55 vigas de concreto.
— É uma ponte de complexidade média por causa do vão [de 118 metros] e pelo método construtivo — explica.
Toda a obra começará pelo lado da Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, avançando até a outra margem, na Rua Aubé. O trânsito da região não deve sofrer muito impacto durante as obras, de acordo com Castro. Isso porque a fabricação das vigas, que poderia gerar mais interferências, será feita no terreno de uma empresa que fica ao lado.

Evento para lançamento da obra
A obra foi lançada nesta quinta-feira, em evento realizado pela prefeitura para assinatura do contrato e da ordem de serviço. Entre as autoridades, estiveram vereadores, secretários e o prefeito Adriano Silva (Novo).
Continua depois da publicidade
O chefe do Executivo destacou que a obra é esperada há mais de 20 anos, desde quando começou a ser cogitada a construção da estrutura. Segundo ele, a ponte será importante para o trânsito da região.
— É uma obra que vai desafogar muito o Centro da cidade porque vai tirar o movimento das pessoas que querem acessar o Boa Vista e precisam passar pelo Mercado Municipal. Elas terão mais uma solução para acessar a zona Leste — comentou.
Binário será instalado após a finalização da obra
O colunista Jefferson Saavedra antecipou na última quarta-feira (29) que será implantado um binário no bairro Bucarein por causa da nova ponte. Ele terá um quilômetro de extensão, entre as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Afonso Pena.
A mudança está prevista há mais de uma década, desde quando os projetos da ponte Aubé começaram a sair do papel. No entanto, o binário será implantado apenas depois da conclusão da nova estrutura, no segundo semestre de 2023.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Joinville terá novo binário na zona Sul; entenda o que muda no trânsito
Joinville permite que mais veículos usem corredores de ônibus; confira as mudanças
Contorno de Joinville tem chance de ser previsto na renovação em concessão