A cidadania europeia entrou nos planos de milhares de brasileiros nos últimos anos e, entre os motivos, está o fato de ser o início de um sonho: trabalhar, estudar, morar ou simplesmente turistar por alguns dos países mais encantadores da União Europeia e em outros continentes. Isso tudo sem precisar passar pelas burocracias do setor de imigração – quem possui a cidadania italiana ou espanhola, por exemplo, pode visitar 194 dos 227 países do globo, aparecendo no topo da lista dos passaportes mais poderosos do planeta, conforme levantamento do Henley Passport Index.
Continua depois da publicidade
Mas se por um lado a cidadania europeia é um sonho e um passo necessário para a realização de um projeto de vida justamente por conta da facilidade para entrar em diversos países – é possível morar em 27 países da União Europeia com o passaporte vermelho -, por outro ela assusta os interessados. Toda a burocracia envolvida para levantar documentos, traduzi-los e encaminhá-los aos consulados e outros órgãos competentes, os custos envolvidos e os golpes aplicados com cada vez mais frequência, faz com que boa parte das pessoas que estão aptas a solicitar a cidadania europeia, desistam antes mesmo de começar.
A boa notícia é que a tecnologia e a modernização de alguns processos tornaram a solicitação do passaporte europeu um pouco menos complicada. Hoje já é possível realizar todo o processo de forma remota, sem sair de casa.
– Há alguns anos era muito difícil ter todos os documentos necessários. A colonização europeia foi espalhada por várias regiões do Brasil, e isso faz com que os antepassados tenham seus registros em cartórios em muitos estados, o que dificultava a busca. Hoje, com a tecnologia, podemos resgatar esses documentos de forma online, o que gera grande economia de tempo e de dinheiro — explica Rafael Gianesini, CEO da Cidadania4U, empresa especializada em cidadania europeia.
A startup, fundada em 2019 e que inaugurou escritório em Joinville em 2022, é a maior empresa da América Latina em assessoria para a cidadania europeia e pioneira no país no uso da tecnologia. Utilizando ferramentas como a Inteligência Artificial e aplicativo próprio, a Cidadania4U faz com que o cliente realize o sonho do passaporte europeu sem precisar sair de casa.
Continua depois da publicidade
“Contamos com um time de mais de 450 especialistas para atender aos nossos clientes de maneira personalizada, de forma remota. Orientamos e explicamos cada etapa do processo e de forma muito transparente, avançamos no processo. Uma metodologia exclusiva, personalizada e otimizada com o uso da tecnologia, nos garante uma assertividade de 100% dos processos aceitos”, complementa o CEO
Primeiros passos para o processo
Com o caminho para a cidadania europeia simplificado pela tecnologia e pelo pioneirismo da empresa comandada pelos irmãos Rafael e Rodrigo Gianesini é importante saber os primeiros passos para ir em busca desse sonho. O CEO da Cidadania4U dá dicas para quem quer começar o processo para se tornar um cidadão do velho continente.
— O primeiro passo é levantar o maior número de certidões possível, a partir de você até o seu antepassado europeu. Cada país tem regras e métodos específicos, mas, de modo geral, se você tem ascendência europeia, pode solicitar a cidadania. Então reúna as certidões de nascimento, casamento e, se for o caso, de óbito dos antepassados antes de iniciar o processo — orienta.
— É imprescindível também saber de qual país é a sua ascendência. Montar uma árvore genealógica da família é algo que ajuda muito durante o processo, principalmente nessa etapa inicial, onde precisamos reunir os documentos necessários — complementa Rafael.
Continua depois da publicidade
A Cidadania4U oferece serviços de assessoria que contemplam todas as etapas do processo – desde o levantamento da documentação necessária até a ação direta no país europeu. Com sistema integrado a diversos cartórios em todo o Brasil e representantes na Itália, em Portugal e na Espanha, o atendimento é online , sem que o cliente se preocupe com deslocamentos, viagens, protocolos, entre outros desgastes.
— Sabemos que mesmo com toda a tecnologia e rede de comunicação disponíveis, muitas vezes é difícil levantar todos os documentos necessários. Contamos com um sistema de inteligência artificial que nos possibilita reunir essa documentação de forma rápida, e montar toda a árvore genealógica do cliente, facilitando todo o processo. O serviço é completo. — finaliza Rafael.
É importante ressaltar que cada país possui regras específicas para conceder cidadania a estrangeiros, mas, de modo geral, não existe um limite de gerações. Se você tem ascendência europeia, são grandes as chances de conquistar o passaporte para o velho continente.
O Brasil é um dos países com maior colonização europeia e figura entre os primeiros colocados quando o assunto é concessão de cidadania – dados da União Europeia (UE) mostram que somente em 2022, quase 26 mil brasileiros receberam o passaporte europeu. Santa Catarina é um dos estados com o maior número de descendentes europeus – dados da Secretaria de Articulação Internacional do governo catarinense mostram que quase 70% da população do estado tem ascendência italiana.
Continua depois da publicidade