Entre os fenômenos climáticos, o ciclone pode ser assustador, já que ele é caracterizado pelas fortes tempestades e também ventos. Associado a frentes frias, o ciclone é um sistema de baixa pressão formado em médias e altas latitudes.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Em termos geográficos, Santa Catarina está posicionada onde acontece o encontro de massas de ar quente que vêm do Norte, e de massas de ar frio que vêm do Sul. Essa característica favorece diversos eventos ligados ao clima, entre eles o ciclone.
O ciclone, em geral, tem origem nos oceanos e pode percorrer longos percursos enquanto o continua atuando. O fenômeno atinge vários patamares de intensidade, que podem ou não causar danos. E, considerando o aquecimento global, a tendência é que as chuvas provocadas por um ciclone sejam mais intensas.
Continua depois da publicidade
Infográfico explica como se forma o ciclone:
Acesse a seção de infográficos do NSC Total e saiba detalhes e curiosidades de outros assuntos. Você pode ver como é a produção de cerveja, de vinho e de cachaça, por exemplo. Ou então, conheça a Maria-Catarinense, ave que só é encontrada do Norte de SC ao Sul do Paraná. Tem também detalhes sobre o bruxismo e a pressão sobre os dentes, entre outros temas.
Leia também
Como os fenômenos climáticos El Niño e La Niña influenciam o tempo