Abrir uma garrafa de vinho e descobrir que ele está estragado é decepcionante. Isso acontece porque estamos lidando com uma bebida que se transforma biologicamente e ganha novos sabores com o passar do tempo.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Por esse motivo, é importante ter conhecimento sobre o comportamento da bebida, para tornar possível identificar se o vinho está bom para consumo ou se deve ser descartado.

Vamos destacar os principais sinais que indicam que a bebida está imprópria para o consumo. Boa leitura.

Continua depois da publicidade

Quais são os sinais que indicam que a bebida está imprópria para o consumo?

Olfato

O primeiro sinal que indica que a bebida está imprópria para o consumo é o cheiro da bebida. Desse modo, é fundamental estar atento em relação à questão do olfato.

Nesse contexto, uma bebida estragada pode conter, por exemplo, odores de vinagre, movo, ovo podre, esmalte, entre outros aromas universais. Todos esses sinais, somados, indicam que o vinho está impróprio para o consumo.

Cor do vinho

A questão visual também pode indicar que a bebida está imprópria para o consumo. Ao servir o vinho em uma taça, podem aparecer tons inesperados, como tons brancos, de cobre, castanhos etc.

Sabor

Caso sinta um sabor avinagrado, ou muito oxidado, pode ser que o vinho esteja em condições impróprias para o consumo.

Continua depois da publicidade

Como evitar que a bebida estrague?

Felizmente, há algumas práticas que ajudam a preservar o vinho por mais tempo. Primeiramente, deve-se estar atento ao armazenamento. As garrafas devem estar em um local fresco, arejado e longe da luz.

Caso tenha interesse em preservar a bebida por mais tempo, você pode deixar o vinho deitado na adega. Quando isso ocorre, o líquido da bebida entre em contato com a rolha, evitando o ressecamento do vinho.

No entanto, é muito importante estar atento em relação ao vinho. Por isso, assim que comprar o produto, procure informar sobre o estilo da bebida. Há, por exemplo, exemplares que foram feitos para serem consumidos em até 2 anos, 5 ou 10 anos.

Leia também

Dicionário do vinho: conheça termos específicos relacionados a esse universo

Qual a diferença entre vinho seco e suave?