As compras na Shein, varejista asiática que caiu no gosto dos brasileiros, estão sujeitas a taxação quando chegam ao Brasil. O valor de imposto a ser desembolsado pelos clientes segue regras da Receita Federal para importações por pessoas físicas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Atualmente, estão isentas de taxação as compras abaixo de 50 dólares (ou R$ 250, variando conforme a cotação do dólar), incluindo frete e seguro. A partir desse valor, o comprador precisa desembolsar 60% do valor para liberar a compra que for barrada ao chegar no Brasil. 

Como garantir que os “recebidinhos pagos” cheguem ao Brasil livre de impostos? Saiba como ver se sua compra na Shein foi taxada.

As taxas da Shein vão mudar?

Em abril de 2023, a Receita Federal anunciou que planejava alterar o processo de fiscalização, de forma que o produto já chegasse ao Brasil liberado. Além disso, o órgão defendeu que a isenção de impostos para encomendas de até 50 dólares fIcasse restrita a trocas entre pessoas físicas.

Continua depois da publicidade

Atualmente, os produtos encomendados de fora por empresas são tributados em 60% sobre o valor da encomenda. Como a Shein é pessoa jurídica, as compras de qualquer valor passariam a ser taxadas pelas regras vigentes. Porém, após forte repercussão, o ministro da Fazenda Fernand Haddad (PT) recuou da mudança. Então, não há mudanças previstas na taxação.

O que é bitcoin? Conheça a criptomoeda e quais os riscos de investir

Como saber se fui taxado

Você será informado sobre a taxação através do rastreamento da compra, que vai informar quando o produto chegou ao Brasil e foi fiscalizado pela Receita Federal. Para acompanhar o paradeiro da sua compra, você pode conferir o aplicativo oficial da Shein (disponível para Android e IOs) ou o site dos Correios.

No site dos Correios, é preciso logar para ver as importações cadastradas em seu CPF. As que estiverem marcadas em laranja foram barradas na fiscalização aduaneira e precisam ser liberadas mediante pagamento de taxa.

No ícone de olho ao lado do código da encomenda, você consegue ver o valor dos impostos. E, para pagar essa taxa, basta gerar um boleto no ícone de cifrão ao lado do código da encomenda.

Continua depois da publicidade

Golpe do WhatsApp, boleto falso e fraude bancária: conheça os crimes digitais mais comuns

Posso desistir da compra da Shein se tiver taxa?

Se você não quiser ou não puder arcar com a taxa, pode clicar em “Recusar objeto” dentro da área “Minhas importações” no site dos Correios.

Caso você desista do produto, a Shein recomenda que você envie um e-mail para o Suporte (support@shein.zendesk.com), avisando que recusou o objeto. No e-mail, você deve solicitar o reembolso e informar o número do pedido. 

Se você optar por não recusar o objeto, a compra pode ir à leilão e você perde a chance de reembolso.

CPF e dados vazados? Saiba o que fazer

Como pedir reembolso da taxa na Shein

A Shein se compromete a dividir a taxa com o cliente, pagando 50% do valor. Para isso, você precisa ter pago o boleto emitido pelo site dos Correios. Envie o comprovante de pagamento gerado pelos Correios e o Demonstrativo de Impostos e Serviços (DIC) através do aplicativo da Shein.

Continua depois da publicidade

O envio pode ser feito pelo chat do Suporte no app ou por e-mail (support@shein.zendesk.com).

Melhores aplicativos para comparação de preço na Black Friday

Vídeo explica o que é o Dia Livre de Impostos

Leia também

Toda compra em plataformas como Shein e Shopee terá imposto? Entenda

Hang nega ser contra Shopee, Shein, AliExpress e outras plataformas após polêmica sobre impostos