Santa Catarina tem quatro radares meteorológicos, que cobrem 100% do Estado e ajudam a enviar alertas como os de quarta-feira (4), sobre as fortes chuvas. O mais recente foi inaugurado em julho deste ano e fica em Joinville, no Norte do Estado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A Defesa Civil também tem radares em Lontras, no Vale do Itajaí (inaugurado em 2014); Chapecó, no Oeste (inaugurado em 2017); e em Araranguá, no Sul (instalado em 2018). Todos os equipamentos estão funcionando.

Esses radares integram o sistema de monitoramento e alerta de eventos adversos da Defesa Civil, auxiliando a detectar chuvas intensas e volumosas, como inundações, enxurradas, alagamentos e deslizamentos. O de Joinville cobre um raio de 80 quilômetros, abrangendo municípios do Litoral Norte e alguns do Baixo e Médio Vale.

Novo alerta da Defesa Civil de SC prevê temporais, 200 milímetros de chuva e inundações

Continua depois da publicidade

O equipamento é um radar meteorológico de banda X de última geração, com dupla polarização e em estado sólido, modelo Ranger X5 da fabricante americana Enterprise Eletronics Corporation. Ele está instalado sobre uma torre metálica de 25 metros, na zona sul de Joinville.

No topo, uma estrutura semelhante a uma “bola” é usada para proteger a antena, capaz de resistir a velocidade de ventos contínuos de até 200 km/h. De acordo com o setor de Monitoramento e Alerta da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, o radomo, como é chamada essa estrutura, ajuda a proteger a antena contra danos causados pelo vento, granizo e chuva. A estrutura é projetada para ser transparente às frequências usadas pelo sistema, permitindo que o radar observe e forneça dados mais precisos sobre os objetos detectados.

Defesa Civil tem sistema de alerta por mensagem de texto

Os alertas de condições extremas são enviados por mensagem de texto (SMS) para uma lista de celulares cadastrados. O serviço é gratuito e leva em conta o CEP cadastrado.

Continua depois da publicidade

Os alertas são emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina a partir da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), uma plataforma disponibilizada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
O serviço é executado por meteorologistas, hidrólogos e agentes de proteção e defesa civil que atuam no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd).

Para receber notificações de emergência basta enviar uma mensagem SMS para 40199 contendo apenas no corpo do texto com o CEP. O mesmo celular pode cadastrar vários CEPs. A Defesa Civil não informou com quanto tempo de antecedência os eventos climáticos são comunicados aos cadastrados.

Santa Catarina em alerta para chuva volumosa e inundações

De acordo com a previsão da Defesa Civil do Estado, o período de sexta-feira (6) a domingo (8) será marcado por enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos em Santa Catarina.

Na sexta-feira (6) a previsão aponta para risco de temporais em todas as regiões, principalmente pela tarde. Os temporais vem acompanhados de intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo, podendo provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. As chuvas de grande duração em um curto período de tempo trazem risco para enxurradas e deslizamentos.

Continua depois da publicidade

Entre a noite de sexta (6) e  ao longo do sábado (7), as áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste, podem registrar entre 150 e 200mm de chuva, com risco alto para enxurradas e deslizamentos.

No domingo (8), a chuva se espalha para as demais regiões de Santa Catarina, com acumulados entre 100mm e 150mm entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis. O risco é alto para enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.

Leia mais

Enchente em Blumenau pode atingir 12 metros no fim de semana, alerta Defesa Civil

Rodovia SC-355 continua interditada após rompimento de asfalto; confira a situação no Estado