O verão começou neste domingo e muitas pessoas buscam alternativas para fugir do calor neste período do ano. Há quem goste de buscar refúgio nas praias da região Norte de Santa Catarina e outros que preferem um refrescante banho de rio.
Continua depois da publicidade
Por isso, "AN" reuniu dicas de prevenção para evitar acidentes nos rios e também traz instruções de como proceder em caso de afogamentos.
Dicas de prevenção:
– Evite mergulho de cabeça;
– Verifique condições climáticas eventos naturais como enxurradas. Nossos rios são altamente vulneráveis a ocorrência de cabeças d’água;
– Verifique se a mudança de coloração e folhas no rio principalmente rios próximo de cachoeiras;
Continua depois da publicidade
– Se comer, evite entrar na água devido ao processo de digestão;
– Excesso de bebidas alcoólicas é um risco certo na água. Se comer, evite mergulhos na água. Espere, no mínimo, 40 minutos. Lembre-se: mal súbito, mal estar, ataque cardíaco, cãibras ou crise convulsiva podem acontecer na água;
– Procure ficar próximo às margens do rio;
– Evite grandes profundidades;
– Traga consigo materiais flutuantes como boias e outros objetos;
– Ao escolher o local de banho, verifique a profundidade, correnteza, se há poço, obstáculos como pedras, troncos e galhos submersos, entre outros materiais;
– Observe onde vai mergulhar e não esqueça de esticar os braços para frente, com as mãos uma sobre a outra, para proteger sua coluna e cabeça;
– Crianças são vulneráveis na água. Por este motivo, sempre deve ter um adulto protegendo os menores. Além disso, o alerta também é para os adolescentes, por realizarem brincadeiras perigosas nestes locais.
Continua depois da publicidade
Como proceder em caso de afogamentos:
– Use um bambu, vara ou material de suspensão de barraca para retirar a pessoa da água. Uma toalha também pode ser usada para puxar uma pessoa. Procure materiais flutuantes como bóias, bolas e câmara de pneu para arremessar para a pessoa na água.
– Se tiver de buscar a pessoa no fundo, evite pegá-la pela frente. Ela pode te agarrar. Se não houver alternativa, puxe pelos cabelos e nade até uma pedra ou para a borda do rio.
– Lembre-se que mesmo sendo um bom nadador é preciso enfrentar o cansaço e a correnteza. Em caso de apuros, chame por socorro.
– Caso alguém venha a se machucar, como cortes e fraturas, aplique os Primeiros Socorros. Se não souber realizar os primeiros socorros, deixe a pessoa parada em um posição confortável. Movimente a pessoa o menos possível e acione o 193 ou 190.
Continua depois da publicidade