Luzerna, no Meio-Oeste catarinense, é a cidade de Santa Catarina com a melhor qualidade de vida, segundo o Índice de Progresso Social (IPS), divulgado na quarta-feira (3). Com nota 70,09 (o máximo é 100), o município de 5.794 habitantes fica acima de Florianópolis (que está em segundo lugar no Estado, com nota 69,56), e Balneário Camboriú (em sexto, com 67,99), por exemplo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo o IPS, se destacam na cidade o acesso ao conhecimento básico, em especial o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a nota do município teve nota 6,9 no último Ideb. Santa Catarina, no mesmo ano, teve média 5,3.

Ângelo Brandalise, secretário de Administração de Luzerna, contou à CBN Floripa que o município de Luzerna investe pesado em educação. A rede pública oferece aulas de robótica, elétrica e automação em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A saúde também ficou entre as melhores notas do município, com destaque para a expectativa de vida e baixa mortalidade de pessoas entre 15 e 50 anos.

Continua depois da publicidade

Ranking elege as melhores cidades catarinenses para aposentados; veja quais são

— Nós temos sistemas que controlam a nossa população em tempo real, nós georreferenciamos toda a população da cidade, fornecemos cirurgias eletivas em caso de problemas de saúde, todos os exames laboratoriais, todo o suporte e atenção básica que a nossa saúde precisa — afirma Brandalise.

O secretário destaca também a segurança pública. Por ser um município pequeno, a prefeitura conseguiu instalar câmeras de monitoramento em toda a cidade, com 80 equipamentos que fazem, por exemplo, a leitura das placas de todos os carros que entram no município.

— Em pontos de maior concentração de pessoas, nós temos câmaras de reconhecimento facial, conseguimos identificar qualquer situação, qualquer pessoa que está em desconformidade com a lei — pontua.

Veja todas as notas de Luzerna, de acordo com o IPS Brasil

Luzerna tem cerca de 5 mil habitantes

Segundo o Censo 2022 do IBGE, Luzerna tem 5.794 habitantes. O município foi criado em 1995, desmembrado de Joaçaba. Localizado no Vale do Contestado, cidade conta com prédios históricos, como o Seminário São João Batista, ao lado da Igreja Matriz, que atualmente abriga o Centro de Eventos.

Continua depois da publicidade

É na cidade que fica também o Museu Frei Miguel, idealizado e organizado pelo Frei Miguel Witte, OFM, nascido na Alemanha em 1885. O espaço foi inaugurado em 1971, quando Luzerna ainda era um distrito de Joaçaba.

O museu conta com mais de 3 mil peças, incluindo um gigantesco gavião-real, uma onça-pintada, um lobo-guará em pé, um jabiru de asas abertas, uma grande coleção de insetos e um esqueleto humano.

As cidades com a pior qualidade de vida do Brasil

O que o estudo abrange

O IPS analisa o desempenho social e ambiental de territórios, desenvolvido pela organização Social Progress Imperative, que coordena a publicação anual do IPS Global para 170 países desde 2014.

O índice considera três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Em cada dimensão, quatro componentes são analisados, que respondem a perguntas orientadoras e possuem de três a seis indicadores.

Continua depois da publicidade

Florianópolis é a 4ª capital com a melhor qualidade de vida do Brasil, mostra estudo

Os indicadores utilizados para chegar ao resultado vêm de fontes oficiais e institutos de pesquisa, como o Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), CadÚnico, entre outras.

No Brasil, a pontuação geral do IPS foi de 61,83. A dimensão Necessidades Humanas Básicas teve pontuação de 73,58, Fundamentos do Bem-estar teve 67,10 e Oportunidades marcou 44,83. Já Santa Catarina obteve um IPS geral de 64,24, e atingiu 78,15 em Necessidades Humanas Básicas, 69,44 em Fundamentos do Bem-estar e 45,12 em Oportunidades.

Confira as 10 cidades com a melhor qualidade vida de SC

  1. Luzerna – 70,09
  2. Florianópolis – 69,56
  3. Indaial – 69,53
  4. Rio do Sul – 68,45
  5. Blumenau – 68,37
  6. Balneário Camboriú – 67,99
  7. Porto Belo – 67,68
  8. Itapiranga – 67,41
  9. Cocal do Sul – 67,39
  10. Jaraguá do Sul – 67,25

Veja fotos de Luzerna

Continua depois da publicidade

Leia também

A pequena cidade de SC com uma das melhores qualidades de vida do Brasil

Veja quais cidades de SC têm maior nota em ranking de qualidade de vida

SC tem a segunda melhor qualidade de vida do Brasil, aponta estudo

A cidade de SC que é a “Disney” dos idosos