A segunda edição do Renegocia, mutirão de renegociação de dívidas promovido pelo governo federal, começou nesta segunda-feira (16). A iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, ocorre em parceria com os Procons e outras instituições de defesa do consumidor. A intenção é ajudar a população a renegociar dívidas e evitar a inadimplência. O mutirão ocorre até 17 de janeiro.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os consumidores que decidirem participar do Renegocia poderão fechar acordos para regularizar débitos com bancos e outras instituições financeiras, empresas de telefonia, fornecedoras de água, energia elétrica e empresas de outros setores. As condições oferecidas para o mutirão permitem descontos em juros, prazos estendidos de pagamento e opções para parcelamento.

Para participar, o consumidor pode fazer negociações de forma on-line, pelo site consumidor.gov.br, ou presencialmente nas sedes dos Procons e órgãos de defesa do consumidor que participam da ação.

SC tem leve alta na inadimplência, mas a segunda menor proporção de endividados do país

Continua depois da publicidade

O governo federal não especificou percentuais de desconto que é possível alcançar nas intermediações do Renegocia, mas segundo os organizadores é possível obter condições vantajosas para quitar os débitos e ter mais facilidade no acesso às negociações.

O mutirão ocorre no fim do ano, momento em que muitos trabalhadores recebem o 13º salário e que muitos também aproveitam para buscar uma reorganização financeira para o próximo ano.

Leia também

Trecho da BR-101 em SC poderá demorar até 24h de viagem, revela novo estudo

Lista atualizada reúne mais de 200 bets autorizadas a oferecer apostas esportivas no Brasil

Calendário PIS/Pasep 2025: Datas de pagamento e quem tem direito ao abono salarial