Com a aproximação do vestibular, intensificam-se a rotina de estudos e a expectativa da aprovação dos alunos. Os pais, que compartilham os anseios dos filhos, podem ajudar nesta etapa e exercem influência significativa na preparação.
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Um estudo elaborado pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com alunos da rede pública do Rio de Janeiro, mostrou que o incentivo dos pais ao estudo tem efeito sobre características importantes para o desempenho escolar.
Pais ajudam filhos a se desenvolver
O apoio ajuda a desenvolver a tendência a ser organizado, esforçado, responsável, a agir de modo cooperativo e abrir-se a novas experiências. No caso da preparação para a maratona do vestibular, psicólogos e pedagogos afirmam que os pais podem ajudar na organização dos estudos e a aliviar os momentos de pressão.
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Para a vestibulanda Marcela Schuch Arruda, o apoio da mãe, Isolene Schuch, é importante nos momentos de estresse:
– Eu desabafo com ela, digo que sinto pressão, tenho medo de não passar e ela sempre me tranquiliza.
Eduarda Hillebrandt, que se prepara para cursar Jornalismo, conta que a mãe, Elaine Hillebrandt, a ajuda a se organizar e conciliar estudos e trabalho. Eduarda procura incluir a família na sua rotina de preparação.
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Nos fins de semana, eles se reúnem para assistir a filmes com conteúdo relacionado às provas.
Pais devem acompanhar toda a vida escolar
O incentivo dos pais ao estudo é importante não só para o vestibular, mas em outras etapas da vida escolar. Pesquisa do Instituto Ayrton Senna com cerca de 25 mil alunos do 5° ano e ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro identificou que certas competências socioemocionais são determinantes para o desempenho escolar do adolescente.
Os resultados preliminares mostraram que os pais que se interessam pelos estudos de seus filhos promovem impacto positivo no processo de aprendizagem, mesmo que não tenham tido acesso a educação formal.
Eles têm papel decisivo no desenvolvimento da conscienciosidade, abertura a novas experiências, amabilidade e ao chamado Lócus de Controle, que determina o quanto o indivíduo atribui situações vividas a si ou a terceiros.
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Com mais conscienciosidade – que é a tendência a ser organizado, esforçado e responsável – o estudante teria um ganho equivalente a um terço do ano letivo no aprendizado de Matemática.
Já o domínio das outras competências, quando bem desenvolvidas, elevam o desempenho na área de Português, também em cerca de dois meses.