O valor gasto em campanhas eleitorais chega na casa dos bilhões de reais. No ano passado, o Congresso Nacional aprovou R$ 4,9 bilhões para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) nas eleições municipais de 2024. Apesar disso, os candidatos contam com outras formas de financiarem suas campanhas. Conheça a seguir. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Quais tipos de recursos os candidatos podem usar? 

No Brasil, são permitidas três formas de financiamento de campanhas eleitorais. Os candidatos podem obter recursos por meio de doações de pessoas físicas, recursos próprios e por verbas públicas. 

Números dos candidatos e apuração ao vivo das Eleições 2024

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Fundo Partidário (dinheiro destinado mensalmente para a manutenção da legenda) foi a única fonte de recursos públicos dos partidos por mais de cinco décadas. Em 2017, o Congresso Nacional aprovou o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), exclusivo para eleições. 

Continua depois da publicidade

A medida teve como objetivo compensar o fim do financiamento eleitoral por empresas, extinto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2015. 

Qual a principal forma de financiamento de campanhas eleitorais no Brasil?  

Desde a criação do FEFC em 2017, os recursos públicos financiam grande parte das campanhas eleitorais no Brasil. Nas eleições municipais de 2020, o total gasto chegou a R$ 2,03 bilhões.

O montante de recursos a ser distribuído pelo Fundo Eleitoral é definido pela Lei Orçamentária Anual (LOA). O Tesouro Nacional faz o repasse para o TSE que, por sua vez, encaminha os valores aos diretórios nacionais dos partidos políticos.

Vale destacar que, se sobrar dinheiro do Fundo Eleitoral, o partido tem a obrigação de devolver o valor ao Tesouro Nacional. Por isso, os candidatos precisam prestar contas do uso desses recursos à Justiça Eleitoral. 

Continua depois da publicidade

Apuração ao vivo das Eleições 2024

O NSC Total faz apuração em tempo real das Eleições 2024 em 6 de outubro. A ferramenta atualiza a disputa voto a voto em todas as cidades de Santa Catarina e do Brasil assim que dados são computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A página traz ainda os números de todos os candidatos e informações completas de todos os concorrentes nas eleições municipais

Leia mais

Quem foram os últimos prefeitos de Florianópolis

Celebridades e sua influência nas eleições presidenciais dos EUA