Elas não poderiam ficar de fora. Na última série sobre as prioridades de Blumenau, o Santa questionou os candidatos ao governo do Estado sobre obras de mobilidade urbana que foram prometidas e podem desafogar o trânsito e evitar ainda mais mortes no Vale do Itajaí. Os postulantes à Casa D’Agronômica falaram sobre duplicação da BR-470, revitalização da Rodovia Jorge Lacerda e outros temas que foram apontados por quatro das principais entidades de classe da cidade – Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon) e Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Blumenau (Ampe). Confira:
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1 Como o senhor pretende garantir o envio de recursos para a continuidade das obras na BR-470? Tivemos recentemente uma desmobilização em um dos lotes. Haverá pressão junto ao governo federal? A duplicação é prioridade no seu governo?
2 Rota alternativa para quem vem ou vai do litoral, a Rodovia Jorge Lacerda é uma opção para quem não quer usar a BR-470. No seu governo haverá garantia de que a revitalização da rodovia seja entregue no prazo?
3 O prolongamento da SC-108 é essencial para desafogar o trânsito na Região Norte de Blumenau. A obra sofre com problemas há cinco anos e o primeiro trecho, de menos de dois quilômetros, ainda não foi entregue. Como o senhor vai lidar com esse tema?
4 O contorno urbano de Gaspar – obra que desafogaria o trânsito que vem de Blumenau e que hoje passa pelo centro da cidade – é prioridade no seu governo?
Comandante Moisés (PSL)
1 A duplicação da BR-470 é um clamor da população que beneficiará diretamente mais de 2 milhões de pessoas, em cerca de 45 municípios. Além disso, entendemos que ela é uma das vias principais de escoamento, principalmente, das cargas que chegam e saem do Porto de Itajaí. Assim, por ser considerada a rodovia de maior importância econômica e social de Santa Catarina, será tratada como prioridade, gerando importância econômica, maior bem-estar e qualidade de vida para as famílias catarinenses. Juntamente com o Bolsonaro na presidência, Lucas Esmeraldino, no Senado, vamos garantir a continuidade das obras, mediante a gestão junto aos departamentos competentes no governo gederal. As parcerias público-privadas também estão em nossos planos.
2 A mobilidade e acessibilidade em SC são estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do Estado, em nosso governo. Por isso, todas as obras de infraestrutura serão prioridade na gestão PSL. Quanto à obra de revitalização da Rodovia Jorge Lacerda, já iniciada, tem que ser prioridade. Nossa proposta é concluir a obra no prazo previsto, para que o principal benefício seja a segurança para quem transita e para a comunidade. Entendo que, no momento em que tivermos uma boa malha viária, bem sinalizada, com condutores seguindo com segurança, com veículos em perfeito estado e, com a existência de políticas econômicas consistentes, iremos impulsionar as atividades das várias cadeias produtivas, elevando o desenvolvimento e crescimento do Estado.
3 Vejo que hoje todos os problemas do Estado estão na corrupção. Onde há corrupção instalada, há falta de dinheiro para o que realmente importa. Nossa proposta é um governo suprapartidário, com gestão programática, a fim de atender a todos os anseios da sociedade, dando continuidade aos projetos que são bons para o nosso povo. Como é o caso do prolongamento da SC-108, obra de extrema importância para a região, até mesmo para a redução do número de mortes e acidentes. Alinhando gestão eficiente e a economia que faremos com a nova gestão pública será possível concluir as obras e indenizações sem qualquer problema.
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4 Uma obra que merece uma atenção especial do governo, mediante importância para amenizar os problemas com o tráfego na região. Como já venho destacando, no meu governo o primeiro momento, além de atuarmos no enxugamento da máquina pública, nosso foco será o investimento em infraestrutura, além do tripé educação, saúde e segurança pública. Vejo como essencial e prioritária a obra do contorno urbano de Gaspar, que dará maior mobilidade à cidade.
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Décio Lima (PT)
1 Consegui naquele momento (em 2013) que a BR-470 fosse inserida no PAC porque ela estava fora. Fiz a luta pela BR-470 sozinho, não tive apoio de nenhum governador, senador do Estado e deputado federal. Aliás, todos os outros torcendo, infelizmente, contra, porque se diminuíram no processo político. O outdoor colocado naquele momento era o outdoor dizendo: conseguimos iniciar a obra. Agora, se nós tivéssemos tido o apoio da classe política do estado a BR-470 teria outra realidade em sua execução. A duplicação também foi prejudicada pelo impeachment. Por isso, eu quero ser governador para garantir os recursos junto ao governo federal para a conclusão e trabalhar para que a obra não atrase. Eu sou o deputado federal que mais trouxe recursos para Blumenau, são R$ 150 milhões e agora como governador vou garantir ainda mais.
2 Nos primeiros 60 dias de governo, vamos lançar o Plano Estadual de Obras Públicas (PEOP) para investir nos próximos quatro anos R$ 10 bilhões em obras, sendo R$ 6 bilhões com recursos próprios e R$ 4 bilhões através de empréstimos. Junto a isso, vamos também elaborar o Plano Estadual de Transportes e Logística, em conjunto com o setor produtivo. Infelizmente, a obra atualmente em andamento não atende às necessidades da nossa população. A revitalização da Rodovia Jorge Lacerda constará no Plano Estadual de Obras Públicas com cronograma definido.
3 A obra deste trecho de rodovia irá constar no Plano Estadual de Obras Públicas. Pretendemos investir nos próximos quatro anos R$ 10 bilhões e esta obra contará com recursos do governo do Estado. Será executada no período de nosso mandado, que irá de 2019 até 2022. Os recursos serão provenientes do tesouro estadual e de empréstimos. Além disso, vamos investir em outros modais de transporte na cidade para com inteligência desafogar o trânsito.
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4 O contorno urbano de Gaspar é prioridade e consta no nosso Plano Estadual de Obras Públicas. Quando fui prefeito de Blumenau fui o prefeito que mais asfaltou as ruas na cidade. Na condição de deputado federal trabalhei para garantir os recursos para a ponte de Gaspar. E agora, como governador vamos assegurar o direito de ir e vir dos catarinenses com obras de mobilidade urbana para desafogar o trânsito.
Gelson Merisio (PSD)
1 É uma promessa de mais de 30 anos do governo federal. Cobrar essa valorização do Vale, em reconhecimento pelos recursos que mandamos para Brasília, é missão nossa, em especial do nosso vice João Paulo Kleinübing. Além de uma questão de salvar vidas (1,7 mil mortes registradas entre 2000 e 2017), é uma questão econômica: pelo menos 55% das exportações do porto passam pela rodovia, que precisa ser totalmente duplicada – com a duplicação da BR-282 também até Campos Novos, porque sem consertamos isso, o sistema irá enfartar. Precisamos que essas duplicações sejam vistas como uma prioridade de Estado. Além do Kleinübing, que é da região, o fato de termos dois ex-governadores representando o Estado no Senado (Esperidião Amin e Raimundo Colombo), também aumentará muito o peso da cobrança.
2 O governo Colombo já começou a revitalização dessa interligação entre Itajaí, a partir da BR-101, com Blumenau, passando por Ilhota e Gaspar. A previsão é entregar a pista central até o final deste ano e as obras de duplicação e vias marginais no ano que vem. O objetivo é terminar o quanto antes. Não falta muito e esta será uma das prioridades da Secretaria de Estado da Infraestrutura. O trecho de Gaspar, que é municipalizado, mas faremos uma força-tarefa com parcerias para revitalizar, junto à prefeitura. Está bem deteriorada, é passagem de caminhões, mas não entra no primeiro trecho.
3 O prolongamento da Via Expressa é uma das obras mais importantes porque, além de desafogar o trânsito na região Norte, vai permitir municipalizar a atual rodovia SC-108 que passa pela Itoupava Central. O primeiro trecho ainda não foi entregue porque era muito rochoso e exigiu revisão; entraves com desapropriações de terrenos e retirada de postes e tubulação atrasaram o andamento em pontos considerados mais complexos. Mas a obra é prioritária como a BR-470: além das vidas que se pode salvar, também é uma questão econômica.
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4 Precisamos garantir a duplicação da BR-470 e melhorar o escoamento para Gaspar. Nosso compromisso é criarmos uma alternativa ao contorno dentro de Gaspar, conforme já proposto pela prefeitura, pelo bairro Águas Negras em conjunto com a construção na nova ponte no Sesi e melhoras na Silvano Cândido da Silva e Vidal Flávio Dias. Hoje, tanto o trânsito de moradores internos quanto de quem vive em cidades vizinhas, passa pelo centro. Uma possibilidade para viabilizar a obra é o programa de fomento que faremos com consórcio entre os municípios e capitalização do BRDE.
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Ingrid Assis (PSTU)
1 Vamos chamar a mobilização da classe trabalhadora e do povo pobre para mudar radicalmente a política econômica suspendendo o pagamento das dívidas públicas, acabando com as desonerações fiscais e financiamentos subsidiados aos grandes empresários, estatizando sob controle dos trabalhadores o sistema financeiro e as grandes empresas. Essas medidas são importantes para que seja garantida a existência de recursos para investir nas áreas sociais e de infraestrutura. Para que de fato o dinheiro chegue onde precisa ser investido. Sem a mobilização e organização da classe trabalhadora e do povo pobre nada disso será possível. Só um governo socialista dos trabalhadores formado por conselhos populares pode sustentar essas medidas. A duplicação dessa importante rodovia será uma prioridade.
2 Acreditamos que só a mobilização dos trabalhadores e da população que depende dessa rodovia pode garantir que as verbas cheguem e os cronogramas sejam cumpridos. Vamos chamar essa mobilização. Dinheiro tem para isso. No ano passado pagamos de juros e amortizações da dívida pública federal R$ 986,1 bilhões, ou seja, R$ 2,7 bilhões ao dia. Com menos de um dia de pagamento da dívida pública, que já foi paga várias vezes, resolvemos os problemas de infraestrutura de Blumenau e dos municípios vizinhos. Por isso, defendemos a suspensão imediata do pagamento dessas dívidas e auditoria dela.
3 Precisamos cobrar dos grandes empresários que ficam com a maior parte dos R$ 5,8 bilhões das renúncias fiscais dadas pelos governo estadual. Também deve-se parar de pagar a União os cerca de R$ 2 bilhões para o pagamento da dívida pública só este ano pelo governo estadual. Romper com grandes empresários e banqueiros para poder fazer as obras de infraestrutura que são necessárias.
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4 Sim. Sobre as fontes de recursos já mencionamos. Todas as obras que passam em centros urbanos ou de expansão vamos priorizar o transporte coletivo. Ao mesmo tempo, é necessário melhorar esse transporte coletivo enfrentando a máfia que o controla e deixa a população refém. Defendemos a estatização com controle democrático de trabalhadores e usuários para garantir redução da tarifa rumo à tarifa zero, mais linhas e mais horários.
Jessé Pereira (Patriota)
1 No meu governo, iremos manter como prioridade máxima a duplicação e o aumento da segurança na BR-470. A pressão ao governo federal se fará presente e com especialistas para eles não esquecerem de SC. Além disso, já no início do meu governo iremos propor um Pacto com os dois estados que fazem divisa com SC, (RS e PR) para juntarmos nossa força para ir a Brasília e requerer um novo Pacto Federativo, pois SC é o sétimo Estado que mais envia impostos federais para União, e o quarto que menos recebe. São R$ 50 bilhões que vão e apenas nove que voltam. Com esses valores que ficam todo ano, muitas vidas já poderiam ter sido poupadas. Garanto que no meu governo iremos concretizar esta que deveria ser a principal rodovia de todos os governos que já passaram.
2 Assim como a BR-470, iremos manter em foco todas as principais vias que conectam o Médio Vale do Itajaí, e com toda certeza terminaremos esta obra no prazo estipulado, ou até antes, pois nossa prioridade não será as politicagens feitas até hoje por toda essa classe política. Nossa prioridade será o bem-estar da sociedade.
3 Primeiro será analisar todas as situações com uma equipe competente, elencar os problemas, e então começar a resolver de forma ágil aos poucos. É difícil tecer argumentos agora, se eu não estou por dentro do real problema, porém como já relatei antes, terei sim prioridades essenciais.
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4 Torno a dizer, todas as vias principais, serão o foco para solucionar esse problema de mobilidade.
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Leonel Camasão (PSOL)
1 A duplicação da BR-470 é fundamental para o Vale do Itajaí. No meu governo usaremos todos os meios para garantir os recursos para o término da duplicação. Primeiramente, em seu projeto original, que prevê a realização da obra de Navegantes até Indaial. Mobilizaremos toda a sociedade civil para exercer pressão junto a Brasília para a garantia dos recursos necessários à duplicação da BR-470 vai ser uma das prioridades do meu trabalho.
2 A Rodovia Jorge Lacerda é de responsabilidade do governo do Estado, mas o trajeto das áreas urbanas de Gaspar e Ilhota é de responsabilidade dos municípios. Pretendemos dar continuidade na revitalização e conversar com as administrações municipais para as reformas necessárias nos perímetros urbanos envolvidos. Considero a Rodovia Jorge Lacerda uma importante via alternativa de deslocamento de Blumenau para o litoral.
3 O prolongamento da SC-108 tem seu trajeto projetado em grande parte, em áreas já urbanizadas da cidade de Blumenau. Esse é um dos motivos do atraso das obras. São muitas intervenções na rede elétrica, de água, além das indenizações. Apesar desses entraves, considero, sim, uma obra de grande importância e darei toda a atenção necessária para a conclusão desta via. Vamos colocar essa obra no nosso plano estadual, que vai ser analisada junto com toda a sociedade civil, não apenas as entidades empresariais. Isso será feito a partir da Secretaria Estadual das Cidades, que vai ser um órgão de planejamento urbano das microrregiões de Santa Catarina, com o apoio do governo do Estado, para que sejam realizadas as obras de mobilidade urbana, infraestrutura, saneamento, destino correto do lixo e também.
4 O contorno urbano de Gaspar deveria ser incluído nas obras de revitalização da Rodovia Jorge Lacerda. Não faz sentido uma rodovia muito movimentada passar ainda pelo centro de Gaspar. Realizaremos todos os esforços possíveis para que essa importante obra saia do papel.
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Mauro Mariani (MDB)
1 A duplicação da BR-470 é hoje, sem sombra de dúvidas, a principal obra de infraestrutura em andamento em SC. Ela é fundamental não somente para o Vale do Itajaí, mas para todo o Estado. A bancada federal catarinense, da qual faço parte, tem lutado todos os anos para alocar recursos, mas o governo federal sempre contingencia uma parte dos valores. Vimos isso acontecer há cerca de dois meses. Na nossa concepção, o governador precisa se envolver pessoalmente na busca por soluções do estado. Ir a Brasília sempre que for preciso para pressionar e garantir verba para a obra caminhar. É preciso usar o peso do cargo para tal.
2 O prazo para a entrega da obra é dezembro deste ano, mas sabemos da probabilidade de que não seja cumprido, uma vez que nem metade dos trabalhos foram concluídos. Em caso de atraso, atuaremos para que a obra seja finalizada no primeiro ano de nosso governo. A Rodovia Jorge Lacerda é margeada por importantes indústrias e serve tanto para o deslocamento intermunicipal quanto para escoamento da produção. Também é uma rota alternativa para a própria BR-470. Importante destacar que criaremos um fundo de R$ 100 milhões anuais para a manutenção rotineira das estradas, justamente para evitar que tenhamos que fazer revitalizações desse porte.
3 Atenção total e redobrada para esta obra. Em meu governo temos o compromisso de concluir o mais rápido possível as obras em andamento. Esta obra é fundamental para Blumenau e região. Será um novo acesso à região Norte da cidade e municípios vizinhos. Sua conclusão garantirá segurança aos moradores do entorno, além de contribuir para o escoamento das indústrias localizadas na região. A obra já está contratada e com certeza, em meu governo daremos um novo ritmo à execução dos trabalhos.
4 A mobilidade urbana terá atenção especial em nosso governo. Gaspar recebe os fluxos de veículos de Blumenau, Itajaí e Brusque. Faz ainda a ligação entre o Médio Vale e a Foz do Itajaí. É um gargalo na região. Vamos reavaliar o projeto existente e buscar uma solução mais viável e acessível. Meu governo estará próximo do município e juntos vamos trabalhar pela implantação do contorno urbano de Gaspar.
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Rogério Portanova (Rede)
1 BR-470 não se trata de prioridade, já que é uma obra em curso, portanto deve ser concluída. O maior desperdício de dinheiro público é aquele perdido em obras inconclusas. Por óbvio e por ser uma rodovia federal de importância estratégica para escoamento da produção e deslocamento pessoal, vai ser necessário que façamos a parceria e pressão junto ao governo federal para a mais breve execução da obra.
2 SC-412 entre Itajaí e Gaspar, 25 quilômetros. Ordem de serviço assinada em 22 de junho de 2017. Previsto custo de R$ 33,5 milhões, houve aditivo de 7% já autorizado. Iniciou tem que concluir , 30% executado. Problemas com o projeto, trechos em áreas de vulnerabilidade, solo instável pela erosão das margens do rio, boa parte em APP. Em Gaspar tiveram que fazer um muro que deve ruir antes de a obra estar concluída, Estado gastando mal, por planejamentos equivocados não observando aspectos ambientais e geotécnicos. Promoveremos também o asfaltamento da ligação de Gaspar com o bairro da Glória em Blumenau até o Ribeirão Fresco. Trajetos que já existem e pequenas melhorias permitirão que os moradores dos bairros do grande Garcia utilizem essa via secundária em complementação ao anel do contorno de Gaspar.
3 SC-108 prolongamento de 15,6 km Norte de Blumenau. Ordem de serviço assinada em 2014, ainda hoje com problemas com desapropriações. Governo SC destinou R$ 120 mil para melhorar a sinalização. As obras só tiveram início efetivo em 2016 e não há prazo para conclusão. Deinfra alega que por ser área urbana fica mais complexo. Falta planejamento eficiente e elaboração prévia de projetos adequados. Essa obra deve superar os R$ 200 milhões. Vamos racionalizar o já investido e agilizar para que os entraves sejam superados para a realização da obra.
4 Contorno de Gaspar: projeto vai e vem. Colombo anunciou apoio do Estado no final de 2017, com verbas do Fundam – pela proposta atual são 18 quilômetros orçados em R$ 60 milhões. Obra do município, que informou em maio deste ano que o projeto estará pronto. Também reflete esse quadro caótico de mau planejamento e atropelo nas etapas para execução. Temos que considerar também que o contorno de Gaspar irá incluir e facilitar o acesso a Brusque, beneficiando assim diretamente uma população de mais de meio milhão de pessoas. Da mesma forma, outra estrada secundária que poderia ser pavimentada é a ligação dos bairros da grande Garcia com Guabiruba, porém essa obra, ao contrário do traçado Gaspar-Garuva, necessitará de criteriosa avaliação geológica em função da fragilidade dos solos no traçado.
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