Obrigatório ou facultativo, o voto é um direito dos cidadãos que vivem em democracias, como no Brasil e nos Estados Unidos. No entanto, residir no país norte-americano não significa, automaticamente, ter direito a participar do processo eleitoral. Confira, a seguir, o que é preciso para que imigrantes brasileiros possam votar nas eleições dos EUA em 2024. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Como estrangeiros podem ter permissão para votar nos EUA?

Não é necessário ter nascido nos Estados Unidos para participar das eleições americanas. Mas existem algumas regras que devem ser atendidas. Primeiro, é preciso ser cidadão americano. 

Isso quer dizer que ter visto de trabalho ou o famoso “green card” não são suficientes para imigrantes. Podem votar apenas cidadãos americanos, sejam nativos ou naturalizados. Ou seja, brasileiros que têm dupla cidadania (Brasil e EUA) podem votar nas eleições. 

Segundo, como todo cidadão americano, é necessário registrar-se como eleitor. O registro tem como objetivo garantir a integridade do sistema eleitoral e verifica se o indivíduo, de fato, tem elegibilidade para votar. 

Continua depois da publicidade

Como brasileiros participam das eleições dos EUA?

Se o brasileiro que mora nos EUA tem cidadania americana e deseja participar do processo eleitoral, o próximo passo para votar é estar registrado. O cidadão deve fazer isso no estado em que reside, de acordo com as regras locais. 

Alguns estados norte-americanos realizam a votação por correio. Para isso, o brasileiro com dupla cidadania deve solicitar essa modalidade para receber a cédula em casa e depois enviar o voto por correio antes do dia oficial das eleições. 

Leia mais

Como países estrangeiros podem influenciar as eleições nos EUA?

Como funciona a apuração dos votos na eleição dos EUA

Eleições EUA: Quantos delegados tem cada estado?