Dezessete alunos cegos ou com deficiência visual grave receberam óculos israelenses para auxiliar na melhoria da aprendizagem e no desenvolvimento de maior autonomia diária, em Joinville. A entrega dos OrCam MyEye 2.0 aconteceu nesta segunda-feira (25), para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

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Professoras de Atendimento Educacional Especializados (AEE) das escolas em que os alunos estudam serão as responsáveis pelo treinamento para as crianças utilizarem os óculos em sala de aula e no dia a dia.

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Conforme a prefeitura de Joinville, os dispositivos são capazes de ajudar o usuário na leitura de 100 a 250 palavras por minuto, além de permitir o reconhecimento de cores, até 250 faces e até 200 produtos por identificação de códigos de barras.

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Durante a entrega, a aluna Maria Júlia dos Reis Lá Rosa fez uma demonstração de como usar o dispositivo, com o auxílio da professora Aline Cristina Batista.

— A primeira experiência que eu tive foi muito legal, quando comecei a ler o livro com os óculos vi o quanto é incrível. Eu adorei porque vai me ajudar muito no meu cotidiano, dentro e fora da escola, no meu aprendizado e em coisas que antes eu não conseguia — descreveu.

Conforme a mãe, Rosana Aparecida dos Reis, usando os óculos, a filha terá muitos benefícios a partir de agora.

— Me emocionei porque minha filha será mais independente e terá mais liberdade. Não achei que o dispositivo tinha tantas coisas. A Maria Júlia vai poder reconhecer alimentos, notas e ler livros sem precisar do braile — comentou.

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Os alunos que receberam os óculos estudam entre o 2° período da Educação Infantil até o 9° do Ensino Fundamental em unidades escolares municipais de Joinville. O investimento total foi de pouco mais de R$ 294,5 mil.

Ainda segundo a prefeitura de Joinville, a definição de quem receberia os dispositivos foi feita a partir de uma avaliação dos laudos dos estudantes, dos relatórios sobre o processo de aprendizagem dos alunos em sala de aula, e da análise de uma oftalmologista. O objetivo foi entender quais alunos teriam avanços no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento da autonomia no eventual uso dos dispositivos.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

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