O sistema eleitoral dos Estados Unidos é diferente do Brasil em muitos aspectos. Nesse sentido, a possibilidade do voto antecipado e a demora na apuração nas eleições americanas são aspectos importantes que podem mudar o resultado esperado e deixar os eleitores surpresos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Como funciona o voto antecipado nas eleições presidenciais?
Há duas formas de votar antecipadamente nas eleições dos EUA: presencial ou pelo correio. Na primeira opção, os eleitores podem depositar seus votos na urna eletrônica ou preencher a cédula no local de votação, bem antes do dia da eleição.
Já na segunda possibilidade, o cidadão recebe a cédula em casa, preenche os dados e envia de volta para os correios. Apesar do voto ser antecipado, ele é computado a partir do dia da eleição, em 5 de novembro.
Por conta do sistema descentralizado, as cédulas enviadas pelo correio demoram mais para serem processadas. Além disso, a apuração é feita de formas diferentes em cada estado.
Continua depois da publicidade
Essa contagem mais lenta pode mudar o resultado previsto inicialmente e surpreender os eleitores. Ademais, aqueles que votam antecipadamente não vão considerar muitos desdobramentos da campanha, como os debates, o que poderia mudar o seu voto até novembro.
Como funciona a apuração dos votos nos EUA?
Embora seja possível votar antecipadamente, os votos só são contados e divulgados após o fim do dia oficial das eleições. Alguns estados divulgam os resultados mais cedo do que outros, devido à forma como processam os dados.
Em geral, os funcionários eleitorais contam os votos entre os meses de novembro e dezembro, dependendo da regra local. Por fim, o resultado é certificado por representantes do Congresso em janeiro do ano seguinte à eleição.
Leia mais
Como funciona a apuração dos votos na eleição dos EUA
Quais são os principais desafios logísticos das eleições nos EUA?