Santa Catarina se destaca como um importante polo vitivinícola do Brasil. A produção de vinhos catarinenses vem crescendo significativamente nos últimos anos, impulsionando a economia local e gerando diversos benefícios.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp
Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho
Vamos entender, juntos, como o setor vinícola movimenta a economia catarinense? Continue conosco para saber sobre a importância econômica do setor e os impactos da cultura dos vinhos no estado.
Enoturismo
O enoturismo tem ganhado destaque na economia catarinense e essa prática faz referência à prática dos turistas viajarem para regiões vinícolas para conhecer, comprar e degustar vinhos.
Continua depois da publicidade
As vinícolas catarinenses oferecem um amplo conjunto de atrações e comodidades para atrair mais turistas. Entre as principais experiências proporcionadas estão degustação dos vinhos, almoço harmonizado, piquenique etc. Além disso, as vinícolas oferecem diversas comodidades como hospedagem, visitas aos vinhedos e produtos com preços atrativos.
Desse modo, os visitantes têm a oportunidade de apreciar um bom vinho, saber mais sobre a bebida, conhecer o processo produtivo e aprender dicas de harmonização. Essas questões, somadas, contribuem para que mais pessoas apreciem ainda mais a bebida.
Vale destacar também que o enoturismo alavanca toda a cadeia de turismo e é um dos responsáveis por aquecer a economia de Santa Catarina. Isso acontece porque a atividade movimenta o comércio, restaurantes, pousadas, gerando desenvolvimento econômico.
O turismo relacionado ao vinho catarinense tem ganhado espaço na economia de todo o Estado, com destaque para as regiões da Serra e do Vale do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Produção de vinhos
Santa Catarina destaca-se pela produção de vinhos finos de altitude (produzidos em áreas com mais de 1.000 metros de altitude). As vinícolas catarinenses têm investido na melhoria da qualidade da produção do vinho e na forma de receber os visitantes para ganhar ainda mais destaque no mercado nacional da cultura vinícola.
Leia também
Santa Catarina é destaque na produção e consumo de vinho no Brasil