A Conmebol reconheceu, na última segunda-feira, a Chapecoense como campeã da Copa Sul-Americana. Com isso, o clube catarinense garantiu vagas na Copa Libertadores, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga Bank e Supercopa Euroamericana em 2017.

Continua depois da publicidade

Qual o impacto do título da Chapecoense no calendário:

— Na classificação à Libertadores pelo Brasileirão, não há impacto. A Conmebol determinou que, a partir de 2017, o campeão da Copa Sul-Americana tem uma vaga à parte na Libertadores. Com isso, o G-6 do Brasileirão está garantido — e vira G-7 se o Atlético-MG for o campeão da Copa do Brasil.

— Com o título na Sul-Americana, a Chapecoense também garantiu vaga automática nas oitavas de final da Copa do Brasil. Chegam à etapa os cinco times classificados da quarta fase, os oito representantes brasileiros na Libertadores e os campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste e da Série B em 2016.

— As vagas para a Copa Sul-Americana de 2017 não dependem mais da Copa do Brasil. Estarão garantidos na competição continental os times que ficarem do sétimo ao 12° lugar no Brasileirão deste ano (8° ao 13° se houver G-7). Além disso, dez dos clubes eliminados na fase de grupos da Libertadores terão o direito de disputar a Sul-Americana no mesmo ano.

Continua depois da publicidade