O Oscar é uma premiação bastante prestigiada e também aguardada. Tem até quem gosta de assistir um filme, animação ou documentário justamente porque foi indicado ou ganhador de uma estatueta. Enquanto isso, do outro lado tem quem evita estar na lista do Framboesa de Ouro. Afinal, ninguém quer ganhar como pior filme ou pior atuação.
Continua depois da publicidade
Mas, você sabe como as maiores premiações do cinema surgiram? Separamos a seguir a origem de cada uma delas para que você saiba mais sobre o mundo da sétima arte. Continue a leitura e descubra como essas duas premiações surgiram.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Saiba mais sobre o Oscar na galeria de imagens
Continua depois da publicidade
Entenda a origem do Oscar
Essa premiação começou há quase 100 anos e foi uma maneira da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas promover seus filmes e prestigiar o desempenho dos atores, diretores e toda a equipe responsável pelo trabalho.
A primeira cerimônia aconteceu em maio de 1929 no Hotel Roosevelt de Hollywood. No início, o evento era mais simples e também rápido, com uma média de 15 minutos de duração. Com o passar dos anos, o Oscar foi ganhando grandes proporções até chegar nesse formato atual, com uma cerimônia de, em média, três horas.
A divulgação dos primeiros prêmios aconteceu por rádio e em 1953 foi transmitida também pela televisão. De início a tela era em preto e banco e pouco mais de uma década depois, em 1966, a transmissão foi a cores.
Continua depois da publicidade
A origem da estatueta do Oscar
É praticamente impossível falar de Oscar e não citar ele: o careca, musculoso, banhado a ouro e que segura em suas mãos uma espada e um rolo de filme entre os braços.
A estatueta pesa pouco mais de 3 quilos e mede 33 centímetros. Nem sempre foi de ouro, as primeiras eram de bronze e durante a segunda guerra mundial eram feitas de gesso. Tempos depois, elas apareceram como são hoje: banhadas a ouro e desejadas por diversos artistas e produtores do audiovisual.
A cantora Lady Gaga ganhou sua primeira estatueta pela participação no filme Nasce Uma Estrela, de 2018. Ela já havia participado da cerimônia em anos anteriores com apresentações marcantes, mas o hit Shallow entrou para a história com um discurso emocionante. Confira:
Continua depois da publicidade
Como surgiu o Framboesa de Ouro
E se de um lado temos uma premiação bastante desejada, do outro temos uma que é evitada. O Framboesa de Ouro ou Golden Raspberry foi criada em 1981 para escolher as piores produção do cinema.
Tem quem leve na brincadeira e considere essa cerimônia apenas uma paródia do Oscar. Inclusive, o Framboesa de Ouro segue à risca as indicações anuais e geralmente faz sua cerimônia um dia antes do Oscar.
A ideia desse prêmio surgiu de dois amigos que viviam nesse meio do audiovisual, principalmente do cinema, e que ficaram revoltados com a baixa qualidade de algumas produções. A partir dali, eles fizeram uma votação dos piores filmes do ano. O primeiro a receber foi um filme Can’t Stop The Music, de 1980.
Continua depois da publicidade
Mais de 600 membros fazem parte das votações atuais. Eles decidem os vencedores das categorias mais tradicionais, como “O Pior Filme” e “Pior Atriz”, mas também nas categoriais especiais, como “Pior Desculpa Para um Filme” e “Pior Tendência do Ano”.
Atrizes conhecidas, como Sandra Bullock já tiveram a “honra” de receber o Framboesa de Ouro. Ela até fez questão de comparecer e agradecer a indicação pelo papel que fez em Maluca Paixão. O curioso deste caso é que, um dia depois, ela ganhou o Oscar pelo filme Um Sonho Possível. Veja o vídeo dela no Framboesa de Ouro:
Leia também
Todos os indicados ao Oscar de Melhor Filme da história
Quem é a única doceira que vai fazer todos os chocolates do Oscar
Esse foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme no ano em que você nasceu