Inaugurado em 1964, o Hotel Marambaia já foi o prédio mais alto de Balneário Camboriú. Há 60 anos, o edifício redondo de três andares fez história. Agora, mesmo em meio aos arranha-céus vizinhos, a construção permanece relevante, mas dessa vez por outro motivo: a história que carrega. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Projetado em 1959, fazia parte de uma ação com objetivo de incentivar o turismo no Estado. A então Camboriú (o projeto veio antes da emancipação político-administrativa de Balneário Camboriú), idealizada por Osmar Nunes. 

O Marambaia Cassino Hotel teve mais dois “irmãos”: o Marambaia Cabeçudas (em Itajaí) e o Marambaia Florianópolis. 

O terreno, na área mais ao norte da praia, onde deságua o Rio Marambaia, foi adquirido em 1961. A construção começou em 1962, com projeto do arquiteto gaúcho Roberto Felix Veronese. Foi um desafio: o local escolhido tinha poucas casas, o balneário era terra de pescadores, e o acesso ainda era precário. 

Continua depois da publicidade

Mesmo com os desafios, o prédio foi construído e se tornou um ícone da cidade. Em 1964, ano em que o hotel foi inaugurado, Balneário Camboriú se separou do município-irmão. 

Modernização 

O Marambaia tem três andares, que já foram a construção mais alta de Balneário Camboriú. Hoje, o prédio mais alto tem 70 andares. O edifício vai passar por uma reforma e modernização. Terá uma praça, jardim, e restaurante aberto ao público, além de um museu sobre Balneário Camboriú e uma área para exposições e eventos.

Atualmente, segundo Sheila Petri, gerente geral do Marambaia Hotel, o hotel tem em média 90 funcionários fixos, sem contar terceirizados. Durante a temporada, a ocupação gira em torno de 92%. No restante do ano, esse número fica em 67%. 

— É um comparativo que a gente tem mesmo estando em reformas, que há dois anos seguidos a gente fecha uma parte do hotel para fazer reformas referente aos dois prédios. Em 2022 foi o prédio redondo, que passou por uma reforma geral; em 2023, foi o anexo.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do icônico Hotel Marambaia

Leia mais

Balneário Camboriú: hubs gastronômicos reúnem comida e arte na praia mais badalada de SC

Transporte elétrico toma conta e vira febre do verão em Balneário Camboriú; veja dicas de segurança

Quanto custa passar um dia na praia mais famosa de SC, em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú: como a praia mais famosa de SC se transforma nos dias de chuva