O mercado imobiliário vive um grande momento e se consolida como um dos propulsores da economia nacional. Recentemente, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) elevou de 2,3% para 3% a sua projeção de crescimento do PIB da construção civil para este ano. É o segundo aumento de expectativa desde o começo de 2024. Em março, a entidade já havia elevado a projeção de 1,3% para 2,3%.
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Santa Catarina é, cada vez mais, protagonista desse movimento, com dados crescentes em diversos aspectos, impactando principalmente a demanda local. No primeiro semestre de 2024, por exemplo, o preço médio de venda de imóveis residenciais em Santa Catarina valorizou acima da média brasileira de 3,56%, conforme o Índice FipeZAP. Entre os 5 metros quadrados mais valorizados do Brasil, Santa Catarina conta com 3: Balneário Camboriú, Itapema e Florianópolis.
Outro estudo que mostra o potencial de crescimento de Santa Catarina no segmento é o Wealth Report, da consultoria internacional Knight Frank.
Dados do report apontam as “localizações solares” como as que mais valorizam ano após ano no mercado imobiliário. Para contextualizar, “localizações solares” são aquelas em que climas agradáveis, próximos ao mar e em que a presença do sol predomina na maior parte do ano, ou seja, a descrição de grande parte do litoral catarinense.
Em meio a um cenário tão positivo e de alta demanda, cresce também o desafio a incorporadoras e construtoras. Afinal, desenvolver projetos atrativos para o público, que gerem negócios rentáveis tanto para investidores quanto positivos para o desenvolvimento futuro das cidades, não é tarefa fácil.
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Mas, como uma incorporadora pode se diferenciar em um mercado tão competitivo? Uma das respostas pode ser o branding.
Branding: gestão da marca muito além do marketing
Você certamente já ouviu falar sobre branding. E, ao contrário do que se convenciona muitas vezes, falar sobre branding não é apenas falar sobre marketing. Branding, ou gestão de marca, são todas as ações que englobam o seu negócio. Especificamente no mercado imobiliário, esse processo visa entender, interpretar e transitar entre as diversas fases do desenvolvimento, desde o projeto do produto, até o direcionamento para as estratégias de comunicação que vão dialogar com o consumidor.
Essas são algumas das definições compartilhadas pela NVS Lab, consultoria de branding especializada no mercado imobiliário, cujo método de trabalho foi responsável por desenvolver mais de 50 projetos, que geraram mais de R$ 10 bilhões de reais em valor geral de vendas (VGV), apenas nos últimos dois anos.
— A NVS Lab desenvolveu uma metodologia própria de branding para o mercado imobiliário. Alinhamos a vocação da área com o desenvolvimento do projeto. Nos posicionamos estrategicamente entre esses elementos, facilitando e otimizando os esforços de todos os parceiros envolvidos, desde a arquitetura ao comercial, garantindo que o projeto tenha impacto e eficiência — comenta Rafael Neves, CEO da empresa.
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Essa metodologia voltada para o segmento foi construída com intenso investimento em conhecimento. Foram mais de 20 países visitados, em missões, congressos, visitas técnicas e viagens de pesquisa e observação, que garantem um repertório diferenciado na entrega de cada projeto.
— Uma das frases que usamos é “NVS is our label. The world is our lab”. Isso significa que estamos sempre imersos nas principais tendências mundiais, não apenas do segmento imobiliário, mas de segmentos complementares, que entendemos fundamentais para o entendimento do comportamento de consumo, como moda, design, locomoção e arquitetura, por exemplo. Ao viajar o mundo, garantimos uma visão proprietária do que ocorre lá fora, sabendo traduzir de forma única para aplicação nos players locais – explica Lucas Schwantes, Diretor Criativo da NVS Lab.
Metodologia reconhecida por protagonistas do mercado
Na NVS Lab cada projeto de branding é feito através de um time de especialistas, sempre com a liderança estratégica e criativa de um dos sócios. Um dos diferenciais da consultoria é que ela se dedica exclusivamente em um projeto por vez, o que assegura o foco de todo o time em prol do sucesso das marcas e projetos.
Esse sucesso é reconhecido pelo mercado. Uma das principais parceiras NVS Lab é a Unique Jurerê, que desenvolve projetos de alto luxo, e foi recentemente premiada no AR Future Projects, em Londres. Segundo uma das sócias da empresa, Claudia Araújo, a satisfação com a entrega dos projetos é altíssima, já que desde o início, a consultoria apostou em um alto nível de profissionalismo e qualidade para conduzir os lançamentos.
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— A equipe se destaca pela criatividade, eficiência e inovação, entregando soluções de marketing que não só fortaleceram nossa marca, mas também geraram resultados concretos e significativos. A NVS contribuiu para alcançarmos nossos objetivos de crescimento e consolidarmos nosso posicionamento no mercado — afirma Claudia.
Quem também mantém uma conexão de longa data com a NVS Lab é a Dimas Construções. Segundo Gabriel Freire, diretor de incorporações da empresa, a consultoria os acompanha desde os primeiros lançamentos, e, além disso, já atuou com o desenvolvimento de marcas e diversas campanhas para projetos.
— Eles sempre fazem uma pesquisa robusta na hora de desenvolver o conceito e a campanha de cada projeto. Buscam inspirações em vários lugares do mundo, para conseguirem se conectar com o público que buscamos para cada segmento. Outra característica que facilita é que a NVS tem conhecimento sobre a cidade em que atuamos, o que faz com que o trabalho seja fácil e tranquilo — explica o profissional.
Já com a Hurbana, incorporadora que desenvolve empreendimentos imobiliários inovadores, a NVS Lab atuou no lançamento de diversos empreendimentos, como o Reserva da Pedra — condomínio de lotes que foi 100% vendido em três horas. Clarice Mendonça, Gerente de Cultura e Marca na Hurbana Cidade para Pessoas, conta que a consultoria foi essencial para alcançar esses resultados.
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— A partir de um profundo estudo, a NVS faz a conceituação, posicionamento, branding, estratégia de comunicação, além de promover muitos insights e provocações numa apresentação consistente do seu trabalho. A riqueza de conteúdo é tão significativa que é necessário estudar o material, para extrair e desdobrar a comunicação na máxima potência — comenta.
Conforme a profissional, a especialização da NVS no nicho de mercado permitiu que a consultoria trouxesse originalidade, tendências e referências globais, nos projetos apresentados.
Se a diferenciação através de uma metodologia única de branding for a escolha para a sua empresa, é hora de entrar em contato com a NVS Lab.