Há alguns anos, as lavanderias autosserviço eram mais “coisa de filme” do que da vida real para os brasileiros. Mas esse cenário vem mudando: de acordo com um relatório da Research and Markets, esse mercado vem crescendo no mundo todo, e deve atingir a marca de 145,8 bilhões de dólares em 2031. A proposta é simples: com máquinas de lavar e secar, as lavanderias fornecem os produtos necessários e o usuário tem autonomia para cuidar de suas peças durante o processo.
Continua depois da publicidade
Já bastante comuns nas maiores cidades do país, as lavanderias autosserviço são um fenômeno fácil de explicar: com o aumento da urbanização e de residências de um só morador, nem sempre os apartamentos têm espaço para máquinas de lavar, muito menos para secadoras.
Elas são também uma alternativa ecológica, que ajudam a reduzir o consumo de água: segundo o Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav), uma família de quatro pessoas gasta, em média, 5.400 litros de água na lavagem de roupas. Utilizando os serviços de lavanderia, essa mesma família poderia economizar até 3.240 litros.
O mesmo sindicato estima que existam cerca de oito mil lavanderias no Brasil, sendo seis mil de pequeno porte e duas mil industriais. Os dados mais recentes mostram que o faturamento do setor foi de R$ 5,98 bilhões em 2018, ainda antes da pandemia de Covid-19. Além disso, considerando que cerca de 5% da população brasileira faz uso habitual desse serviço, o mercado de lavanderias é um segmento em expansão, que já conta com inúmeras franquias espalhadas pelo país.
Franqueada da Lavô há três anos, a gaúcha Lidiane Dapieve conta que entrou para o universo das lavanderias de autoatendimento por acaso:
Continua depois da publicidade
— Quando me mudei para Balneário Camboriú, há três anos, eu não conhecia as lavanderias autosserviço. Aí conheci a Lavô, fui estudar, pesquisar mais e, como eu gosto de arriscar, decidi me aventurar nessa. Hoje, dou graças a Deus que arrisquei e empreendi, pois hoje temos três unidades aqui na cidade.
A HigiePro, distribuidora de produtos de higiene e limpeza profissional, desempenha um papel crucial nas lavanderias autosserviço, fornecendo produtos essenciais como detergente e amaciante líquidos concentrados que são abastecidos de forma automatizada a cada ciclo de lavagem. A empresa estabeleceu uma parceria sólida com a Lavô, fornecendo exclusivamente para suas 450 lojas em todo o Brasil. Como distribuidora autorizada da linha profissional da Unilever, a HigiePro é reconhecida por suas soluções inovadoras para as empresas de diversos segmentos.
Luiz Eduardo Aléssio, sócio da empresa, destaca a abordagem multifacetada empreendida para crescimento do setor. Além de fornecer produtos, a HigiePro também oferece maquinários profissionais, serviços de instalação e manutenção, além de desenvolver soluções integradas, como sistemas automáticos de dosagem de detergentes e amaciantes, que otimizam o funcionamento das lavanderias.
— Buscamos abordar o crescimento desse setor de vários ângulos. Um deles foi com o sistema que permitiu substituir o método tradicional de pagamento e obtenção de fichas e produtos de lavanderia. Ao invés disso, dosadores automáticos injetam diretamente detergentes e amaciantes concentrados nas máquinas lavadoras. Isso é feito através da automação das máquinas e uso de bombas peristálticas, facilitando o processo e melhorando a eficiência – explica Luiz.
Continua depois da publicidade
A parceria entre a HigiePro e a franquia Lavô ilustra como a inovação e colaboração podem transformar pequenos negócios, promovendo tanto crescimento econômico quanto sustentabilidade.
Sobre a HigiePro
A HigiePro, parte do Grupo HD, atua há mais de 23 anos no mercado. Além de lavanderias, atende bares, restaurantes, hotéis, condomínios, hospitais, indústrias e demais segmentos, oferecendo uma ampla gama de produtos e equipamentos de limpeza profissional.