Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, o Samae apresentou o projeto de combate à falta de água para o verão que se aproxima em Blumenau. Uma das medidas é o financiamento de caixas d’água para os moradores do município, priorizando os carentes. O valor do reservatório poderá ser parcelado em até 24 meses, sem juros, e pago na fatura mensal do consumo de água.

Continua depois da publicidade

Quem tiver necessidade de uma caixa d’água deve ir ao comercial do Samae na Rua Amadeu da Luz, no Centro, e se cadastrar no sistema. O morador precisará informar também o número de pessoas que residem na casa para os técnicos poderem prever o tamanho do reservatório. Segundo o presidente do Samae, Valdair Matias, cada pessoa gasta em torno de 150 litros de água por dia.

– Algumas situações pontuais, principalmente nas regiões mais altas de Blumenau, já estão solucionadas com a instalação de 14 bombas de pressão. Como as obras de extensão da rede e de aumento dos reservatórios ficarão prontas no primeiro semestre de 2016, esta medida previne a falta de água nesta temporada – aponta Matias.

Segundo o presidente do Samae, o principal problema que a cidade enfrenta é a falta de reservatórios de água. Atualmente, Blumenau tem capacidade de reservatório de 23 milhões de litros de água, mas o ideal é 50 milhões. Após a conclusão das obras, esta reserva será ampliada para 37 milhões de litros de água.

Continua depois da publicidade