Secador todos os dias e temperatura da água do banho elevada formam uma combinação matadora para o cabelo. Queda de fios, ressecamento, pontas duplas e descamação são algumas das consequências bastante comuns durante o inverno.

Continua depois da publicidade

– O uso excessivo de equipamentos e todos os processos químicos pelos quais as mulheres passam aquecem muito a haste de cabelo e potencializam problemas – explica a médica dermatologista Débora Cadore.

Para prevenir os danos, a dermatologista indica:

– Opte por lavar os cabelos com temperaturas mais baixas, não aproxime tanto o secador dos fios, procurando manter uma distância de pelo menos 10 centímetros. Também ajuda usar produtos à base de silicone e ceramidas para proteger e lubrificar os cabelos.

O frizz, aquele efeito indesejado de cabelos arrepiados, também bastante comum no tempo úmido, pode ser evitado com alguns cuidados.

Continua depois da publicidade

– É preciso entender que o frizz é causado por dois motivos: o desequilíbrio eletrônico dos íons do cabelo, deixando- os em pé, e a falta de adesão na cutícula.

A cutícula do cabelo, camada mais externa, é composta de aproximadamente sete níveis de células e o que as mantêm unidas protegendo o córtex ( parte mais importante para manter a resistência do cabelo) são os lipídeos.

A agressão do ato de escovar o cabelo, o uso de tinturas e de secadores de cabelos remove estes lipídeos, deixando a cutícula porosa e os cabelos sujeitos ao frizz.

Para prevenir o problema, prefira usar pentes e escovas de madeira, não submeter os cabelos a procedimentos químicos de maneira exagerada e hidratar sempre.

Continua depois da publicidade

– Invista também em protetores térmicos, silicones e óleos como o de argan – finaliza Débora.