Seja pelo custo-benefício ou pelo incentivo de uma construção sustentável, os projetos de restaurantes em contêiner têm ganhado cada vez mais espaço pelo Brasil. Em Santa Catarina, uma lanchonete foi pioneira no ramo, tendo sido o primeiro restaurante em contêiner do país.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Trata-se do Restaurante Container, localizado no Centro Histórico de São Francisco do Sul, fundado em 1998. A empresa familiar hoje é gerida por Lucas Possamai. Aos 36 anos, ele viu os pais criarem a lanchonete após uma viagem à América do Norte.
— Meu pai era proprietário de um mercado em São Francisco do Sul. Em 1994, fez uma viagem para os Estados Unidos e viu muitas construções feitas em contêiner. Nisso, teve inspiração para montar a lanchonete — conta.
Em SC, restaurante em contêiner foi o primeiro do Brasil
Continua depois da publicidade
Quatro anos depois, o mercado da família foi encerrado e nasceu a lanchonete, montada dentro de um único contêiner.
— Como a cidade é portuária, meu pai conhecia muitas pessoas desse ramo e acabou comprando o contêiner para fazer a obra. Hoje o contêiner já vem pronto, de forma mais fácil para as construções. Naquela época, veio do jeito que era — disse Lucas.
Em 2013, o empreendimento passou por uma reforma, em um novo endereço. O contêiner primário deu espaço a um restaurante, equipado com cozinha, sanitários, mesas e espaço para lazer.
— Quando foi aumentando a demanda, a gente foi adaptando a infraestrutura e o contêiner havia ficado pequeno. Nessa reforma, ainda mantivemos espaços decorados em contêiner para resgatar a essência — afirmou.
Continua depois da publicidade
No cardápio do restaurante estão hambúrgueres, chapeados, petiscos, fritas e sobremesas, com funcionamento de terças-feiras aos sábados, das 18h às 23h30min.
Leia também
Como hotel entre os mais tradicionais se tornou charmoso cartão-postal de Joinville
Como lan house de Joinville virou empresa com faturamento de R$ 2 bi e mira parceria com Amazon
Como casa de família se transformou em hotel fazenda com 100 mil visitantes por ano em SC