Líder na América Latina no mercado de comércio on-line de produtos gamers, a empresa Pichau, de Joinville, possui um faturamento bilionário e caminha para novos negócios em 2025. Porém, antes de chamar a atenção do país inteiro, a empresa era apenas uma lan house.
Continua depois da publicidade
Pichau saiu de lan house para venda de produtos em Joinville
A ideia da empresa nasceu em 2006, quando o empresário paranaense João Carlos Pichau, que trabalhava com vendas de produtos de informática, no Paraguai, percebeu que o comércio de jogos estava crescendo.
— Eu montei duas lan houses em Foz do Iguaçu, no Paraná. Vi que não era uma região boa para expandir e vim para Joinville, montei duas aqui também. Mas do jeito que montei, vendi — disse o empresário.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Continua depois da publicidade
De volta ao Paraná, fundou um comércio on-line em Francisco Beltrão, no ramo de informática, em 2007. No entanto, motivado pelos problemas com fretes e por incentivos fiscais, realocou o espaço para Joinville, no bairro Costa e Silva, em 2009.
— Era uma sala para estocar produtos. A gente só vendia peças para computador, até que criamos uma plataforma que montava os computadores gamers “do zero” para quem não tinha conhecimento, denominada “Monte seu PC”. Isso aumentou em 1000% a empresa — explica João Carlos.
Em meados de 2012, a empresa decidiu investir em uma loja física, em Joinville, para ajudar a credibilizar o negócio. A unidade, única física da empresa, até hoje fica localizada na Rua Dr. João Colin, no bairro América.
— Na pandemia foi quando estourou as compras on-line. Hoje, temos faturamento aproximado de R$ 2 bilhões, sendo líder no segmento gamer na América Latina. Além disso, estamos fechando uma parceria com a Amazon, para poder vender dentro da plataforma deles — revelou o fundador.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a empresa também conta com um centro de distribuição e fábrica, na Zona Industrial da cidade. Ainda, a Pichau está de olho na construção de uma nova sede em Joinville.
Leia também
VÍDEO: Robô humanoide chinês caminha e aperta mãos durante chegada em Joinville
Quem é a bailarina que inspirou estátua em tamanho real na nova praça de Joinville
Qual é a indústria de Joinville considerada uma das melhores para trabalhar no Brasil