São Bento do Sul instalou “lixeiras inteligentes” subterrâneas no centro da cidade. De acordo com a prefeitura, o objetivo é evitar o acúmulo de lixo nas calçadas, “algo que vinha acontecendo frequentemente”, destacou o governo municipal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Cidade que mais cresce em SC tem investimentos bilionários e 20 prédios em construção

As lixeiras funcionam tanto para a destinação do orgânico quanto do reciclável. Para utilizar, é simples: Basta abrir a tampa e depositar o conteúdo. Um dos destaques dessa inovação é a automação do processo, já que, quando estiver cheia, haverá um sensor de nível para avisar. A partir disso, o lixo será transportado por um caminhão para o destino correto.

O prefeito Antonio Tomazini destaca que a ideia é melhorar a estética urbana e promover práticas sustentáveis na comunidade, além de embelezar a área central da cidade.

Continua depois da publicidade

— As lixeiras vão facilitar a vida dos lojistas, que não precisam mais colocar o material no chão ou em caçambas — comenta. 

Orientações para utilização correta da lixeira

1. Separe os resíduos corretamente;

2. Ao descartar o lixo, pressione para baixo de maneira a otimizar o espaço inteiro da lixeira;

3. Respeite os horários estabelecidos para o descarte de lixo;

4. Não descarte objetos volumosos como móveis e eletrodomésticos. Estes devem ser encaminhados para o Local de Entrega Voluntária (LEV);

5. Evite descartar materiais como produtos químicos, pilhas e eletrônicos nas lixeiras subterrâneas;

Caso identifique qualquer problema com as lixeiras, como transbordamento ou danificação, reporte ao responsável pelo sistema ou à administração local, através do: (47) 3631-3900 Samae.

Continua depois da publicidade

Horário do recolhimento de lixo 

A coleta seletiva no centro acontece de segunda a sábado, a partir das 7h30, e a tarde com início às 13h30. Já a coleta convencional ocorre na área central de segunda a sábado, na parte noturna. Essa programação visa otimizar a eficiência da coleta, garantindo a manutenção da limpeza e organização nas ruas da cidade.

Leia também

FOTOS: Como é a vista do novo prédio de luxo mais alto de Joinville

Empresa histórica de Joinville, Minancora se reinventa aos 108 anos de olho em público jovem

Recurso em ação com pedido de obra de quase R$ 300 milhões em Joinville chega ao STF