Demanda histórica da região, o governo de Santa Catarina lançou o edital para a instalação de áreas de escape na SC-418, na região da Serra Dona Francisca, em Joinville. A decisão acontece meses após o acidente com o caminhão que derrubou ácido sulfônico em rios do local.
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As áreas de escape são recursos de segurança projetados para rodovias, principalmente em trechos com declives, como serras. O conceito utilizado é o mesmo das pistas de automobilismo, como na Fórmula 1.
Fotos da área de escape na BR-376
De acordo com a Arteris Litoral Sul, empresa que tem duas áreas de escape, os dispositivos são projetados nas margens das rodovias, com sinalização indicativa para que o motorista direcione seu veículo até o dispositivo: uma caixa de concreto com profundidade variável e preenchida com argila expandida.
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O local é projetado para absorver o impacto, reduzindo a velocidade do veículo até a parada em segurança. Em trechos de Serra, principalmente, é necessária a condição adequada de manutenção do veículo. A ferramenta costuma ser usada quando um caminhão tem perda de freios, por exemplo.
VÍDEO: Caminhoneiro evita acidente ao utilizar área de escape na BR-376
Na Serra Dona Francisca, as áreas de escape estão previstas para os km 15,7 e km 17 (onde ocorreu o acidente com o caminhão carregado de ácido sulfônico). As áreas de escape estavam previstas no projeto executivo de melhorias na SC-418 entre Joinville e Campo Alegre, e agora serão contratadas.
Mais de mil vidas salvas
A Arteris, que administra diversas rodovias pelo Brasil, utiliza a tecnologia desde 2011. Desde então, a empresa registrou 680 entradas e 1.186 vidas salvas. No total, cerca de R$ 40 milhões foram investidos pela Arteris para construção das três áreas de escape em operação. Elas operam na rota de ligação entre as capitais São Paulo e Florianópolis, via BR-116 e BR-376.
Fotos de veículos na área de escape
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Atualmente, os dispositivos mais próximos de Joinville estão em Guaratuba, na BR-376, que tem grande movimentação de caminhões e carretas por dia na pista de descida, com trânsito diário de 7 mil veículos pesados.
Por que curva será redesenhada na Serra Dona Francisca
A do km 671,7, por exemplo, tem 240 metros de extensão e 8,5 metros de largura. Desde a instalação, as duas áreas de escape somam 244 utilizações por veículos pesados e 521 vidas salvas.
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