Uma pesquisa inovadora busca solucionar um problema antigo de Joinville. Está em desenvolvimento um sistema de monitoramento da Bacia do Cachoeira por um aluno da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville. O projeto tem como objetivo prever as inundações no município com 48 horas de antecedência.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A pesquisa está sendo feita pelo mestrando do programa de Pós-Graduação de Engenharia Civil da Udesc Joinville, João Luiz da Rocha Borin. No estudo, o aluno utiliza sistemas computacionais que levam em conta a chuva e o efeito da maré sob o Rio Cachoeira.
Veja imagens das inundações em Joinville:
O sistema inovador busca trazer uma resposta rápida e precisa para que a segurança das pessoas seja preservada. No início de dezembro deste ano, Joinville enfrentou inundações por fortes chuvas combinadas com picos de maré alta, causando estragos e até mesmo a paralisação do transporte público.
Continua depois da publicidade
Para sustentar o projeto serão utilizadas duas bases de dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), uma de monitoramento das chuvas e outra das marés. Segundo o mestrando, com a junção destes dois sistemas operacionais será possível ter um melhor entendimento das inundações em Joinville.
Características da Bacia do Cachoeira
A Bacia do Cachoeira possui cerca de 83 km², ou seja, uma bacia pequena comparada a outras. Essa característica influencia diretamente na velocidade das inundações, que, no caso de Joinville, tendem a ser muito rápidas. “Basta uma combinação de maré alta com chuva forte e em menos de 15 minutos o rio transborda”, comenta o estudante.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Estudantes que perderam mães para o câncer desenvolvem site para a Rede Feminina em SC
Robô humanoide de R$ 690 mil chega a universidade de Joinville
Construção de planetário em Joinville tem novo passo; museu também está nos planos