Das várias diferenças observadas no sistema eleitoral dos Estados Unidos em comparação ao Brasil, uma das que mais chamam a atenção é a possibilidade dos eleitores estadunidenses votarem pelos correios. Por isso, esse método gera inúmeras dúvidas aos brasileiros. Entenda, nesta reportagem, como funciona o sistema de votos por correios nos EUA.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Sistema eleitoral nos EUA
Para as eleições presidenciais, que ocorrem no dia 5 de novembro neste ano, o sistema de votação é indireto. Isso quer dizer que a população escolhe delegados, que representam partidos, e esses são quem votam no presidente. Cada Estado tem um número de delegados correspondente a sua representação no Congresso e que, juntos, formam o Colégio Eleitoral.
Continua depois da publicidade
Na maioria das unidades federativas, o candidato que ganha a votação leva todos os votos daquele Colégio Eleitoral (“winner-takes-all”). Para ser eleito, o candidato precisa receber pelo menos 270 votos dos 538 delegados. Outro ponto importante é que o sistema é descentralizado. Ou seja, cada estado tem suas próprias regras para o registro de eleitores, votação e apuração dos votos.
Como funcionam os votos pelos correios
Em vez de ir pessoalmente até sua seção eleitoral, o cidadão pode enviar seu voto por uma cédula através dos correios. Vale destacar que o voto dos eleitores não é obrigatório nos Estados Unidos. Na última eleição presidencial, essa possibilidade foi essencial para evitar aglomeração nas seções durante o auge da pandemia de Covid-19.
Continua depois da publicidade
Isso contribuiu para uma maior participação dos eleitores, que somaram o número histórico de quase 160 milhões de votos no pleito de 2020. Nos estados que oferecem votação pelo correio sem justificativa, os eleitores recebem as cédulas automaticamente em casa e devem enviá-las de volta antes do dia da eleição. Outras jurisdições exigem que o cidadão solicite o documento.
Cada Estado estabelece o seu próprio prazo para votação pelo correio. Por fim, após preencher com o voto, o eleitor coloca a cédula em qualquer caixa postal de coleta, na agência dos correios ou na sua caixa residencial como correspondência de saída.
Leia mais
Como funcionam as eleições presidenciais nos Estados Unidos?