A Döhler, empresa têxtil de Joinville, lançou a primeira toalha de algodão rastreável do Brasil. Nomeada “Marrocos”, o consumidor poderá apontar o celular para o QR Code da etiqueta da toalha e conhecer as fazendas onde o algodão foi produzido, passando pela fiação e tecelagem até a confecção final da peça.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A ideia da empresa foi criar um produto que o consumidor pudesse conhecer todo o caminho percorrido da matéria-prima até a prateleira. Segundo a Döhler, os materiais são mapeados pelo SouABR, programa de rastreabilidade, lançado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e pelo movimento Sou de Algodão, que comprova que 100% do algodão usado na fabricação da toalha tem a certificação socioambiental Algodão Brasileiro Responsável (ABR).

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Veja fotos da toalha Marrocos

Continua depois da publicidade

Ainda, a empresa reforça que só compra algodão de fazendas nacionais e que são certificadas, ou seja, que adotam cuidados com o solo, com as áreas de preservação e com a água, além de atestarem que não usam trabalho infantil nem análogo à escravidão durante todo o processo.

Para fabricar os primeiros lotes de lançamento da toalha Marrocos, foram utilizados 100 fardos de algodão, totalizando 22 mil quilos de pluma, vindos de duas fazendas do Mato Grosso. Esse algodão se transforma em fio e depois tecido. No primeiro lote, foram confeccionadas 675 toalhas, mas a previsão é chegar a cerca de 74 mil peças nessa primeira fase de lançamento.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Campeão no hospital, goleiro ídolo do JEC virou “São Marcão” no bicampeonato estadual

PRF apreende mais de 260 quilos de maconha durante fiscalização na BR-101 em Joinville

Maior feira industrial de SC recebe 400 expositores e concurso com prêmios de até R$ 5 mil