Nos últimos dias, vimos o valor do dólar com relação ao real disparar no país. Chegando assim a patamares próximos de R$ 6,30. Considerando as diversas flutuações no valor da moeda em relação ao real, entenda o que é e como funciona a cotação do dólar e quais fatores influenciam na definição da cotação diária conforme a economia e mercado financeiro.
Continua depois da publicidade
O que é a cotação do Dólar?
De acordo com o Valor Econômico, a cotação do dólar é estipulado pela relação entre o mercado financeiro e o regime cambial de cada país. Em resumo, o mercado é formado por Pessoas Físicas, empresas, autarquias, empresas públicas dentre outras. Ao mesmo tempo, o regime cambial é definido por autoridades como os Bancos Centrais e outras.
Qual o motivo do valor subir e descer tanto?
Mas qual o motivo desse valor ter a possibilidade de mudar tanto e tão rápido? Segundo o site da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o motivo é que a política brasileira é a de câmbio flutuante. Assim, o valor do dólar e de qualquer moeda estrangeira varia conforme oferta e demanda, abrindo também a possibilidade de controle do governo em caso de quedas e aumentos abruptos.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, existe outra política monetária quanto ao dólar chamada de câmbio fixo, muito utilizado nos anos 90 em países como o Brasil e a Argentina, mas que exige um fluxo maior de dólares e uma grande reserva em caixa para poder se sustentar. Justamente a falta dessa reserva foi o motivo pelo qual o Brasil abandonou o método.
Fatores que influenciam no preço do dólar
Assim como dissemos, o dólar é regido por oferta e demanda, mas existem diversos fatores econômicos que influenciam no preço do dólar. Conforme o site da B3, alguns fatores são: balança comercial, taxa de juros e entrada e saída de moedas pelo turismo.
Balança comercial
Primeiramente, a balança comercial pode resultar em déficit ou superávit. Segundo o site da B3, o superávit se dá quando as exportações são maiores que as importações, trazendo saldo positivo, ao passo que no déficit as importações ultrapassam as exportações, trazendo resultado negativo. Com o superávit a quantidade de dólares costuma aumentar e o preço baixar.
Continua depois da publicidade
Taxa Selic
Já a Taxa Básica de Juros, também conhecida como Selic, tem um impacto no câmbio do dólar. Isto pois com uma maior taxa de juros costuma trazer um maior investimento estrangeiro, aumentando o caixa de dólares para o governo e trazendo mais autonomia no valor. Entretanto, a B3 destaca que isso precisa estar combinado com indicadores econômicos positivos que garantam investimento seguro.
Entrada da moeda pelo Turismo
Por fim, esta variável é bem simples. Em caso de maior vinda de turistas estrangeiros, naturalmente ocorre uma maior circulação de dólares, trocado por reais na economia brasileiro. Assim como os outros fatores, uma maior quantidade de dólares diminui o preço.
Leia também
Como foi a variação do dólar ao longo do governo Lula 3 e o que esperar para 2025
Governo questiona Google por cotação do dólar diferente mesmo com mercado fechado
Calendário Bolsa Família 2025: confira as datas de pagamentos a cada mês do ano