Gabriel Silva, de 12 anos, comoveu o público em 2021 após viralizar na internet uma foto em que aparece segurando uma árvore de Natal encontrada no lixão. Três anos depois, em 2024, o menino, natural de Pinheiro, interior do Maranhão, foi convidado para visitar a Escola Municipal de Educação Básica Jardim Atlântico, de Balneário Arroio do Silva, no Litoral Sul de Santa Catarina, e receber homenagens de alunos e professores, que se emocionaram com a situação. A passagem do menino pelo Estado foi registrada e exibida pelo Fantástico neste domingo (22).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A ideia de levar Gabriel a Santa Catarina veio da professora Jenifer Romanini, que se deparou com a imagem do menino segurando a árvore de Natal no livro didático usado pelos alunos neste ano.
— Eu peguei o livro didático e comecei a folhear. Neste dias os alunos reclamavam “ai, porque tem que usar o uniforme”, “ai, porque a merenda não sei o que”, “ai, porque o meu sapato não sei o que”. Coisa de adolescente. Cheguei na metade do livro e me deparei com aquela imagem. Isso me chocou, no meio daquele lixo, com uma árvore de Natal na mão. Eu disse: “não. Esses alunos precisam de um choque de realidade” — contou.
Após ver a imagem, a professora decidiu fazer uma atividade diferente da que era proposta pelo livro: os alunos de Balneário Arroio da Silva teriam que escrever uma carta com mensagens de esperança a Gabriel:
Continua depois da publicidade
— Eu quero que vocês desejem coisas boas para ele, de um futuro melhor.
Só que a ideia foi além: por que não trazer Gabriel a Santa Catarin para receber as cartinhas pessoalmente? O caso mobilizou alunos e professores da escola, e envolveu boa parte da cidade do Litoral Sul catarinense. Isto porque para viabilizar a visita, era preciso recurso e, em busca de doações, eles recorreram aos comerciantes da região.
Gabriel tem sonho de fazer faculdade, se formar e trabalhar
Três anos após a imagem viralizar, Gabriel contou ao Fantástico que leva uma vida diferente da que tinha em 2021: voltou aos estudos, treina futebol, trabalhou como menor aprendiz e nunca mais precisou pisar no lixão. O menino também planeja o que pretende fazer no futuro:
— Quero fazer faculdade, me formar e trabalhar em alguma coisa.
A ideia de ir a Santa Catarina para fazer uma roda de conversa com os alunos deixou o menino, que nunca tinha saído do Maranhão, surpreso.
Na escola de Balneário Arroio do Silva, Gabriel foi recebido como uma celebridade, jogou bola e recebeu o carinho dos alunos. Em uma roda de conversa, o garoto também teve a oportunidade de ouvir as mensagens dos estudantes, em um ato que deixou a mãe, Maria Francisca Silva, que é catadora, emocionada.
Continua depois da publicidade
“Caro Gabriel, sou Maria Isabele e tenho 13 anos. Eu vi que sua história é bem marcante. Você sofreu bastante, mas espero que você alcance os seus sonhos e nunca desista. Eu não sei muito o que você passou, mas quero que vc tenha uma ótima vida. Que tenha muita saúde e alegria, pois eu também já passei por isso. Isso passou, mas estou feliz”, diz uma das alunas.
Veja as fotos da visita de Gabriel a SC
Leia mais
Cinco Airbnbs com vista para a Ponte Hercílio Luz para passar o Réveillon em Florianópolis
Veja como fica o tempo no Feriadão de Natal em Santa Catarina
Primeiro “pé-na-areia” de Balneário Camboriú vai disputar mercado dos arranha-céus