O Joinville estreia nesta sexta-feira na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020. O JEC volta à competição após ter ficado de fora no ano passado e agora disputará pela 14ª vez o torneio, considerado como o mais importante do país na categoria.

Continua depois da publicidade

A edição deste ano será a 51ª realizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Inicialmente, o torneio era disputado por times paulistas e, aos poucos, foram sendo incorporados clubes de outros Estados. A primeira vez em que o Joinville esteve presente foi em 1982, na 14ª edição da Copinha.

Das 13 participações tricolores, em dez oportunidades o time caiu na primeira fase. Em 2018, foi até a segunda fase e dois anos antes chegou à terceira fase. No entanto, a melhor campanha até hoje foi um terceiro lugar em 1988. Eram 24 participantes e o time chegou a eliminar o Santos durante a campanha.

Para recordar o histórico tricolor na competição nacional, realizamos um levantamento com todas as campanhas e jogos do JEC na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

1982 – Primeira fase

O JEC participou pela primeira vez e foi eliminado logo na primeira fase. O clube caiu no grupo 3 com Juventus (SP), Ponte Preta e Sport. Terminou na última colocação com três derrotas. A Ponte Preta seria a campeã da edição.

Continua depois da publicidade

Primeira fase:

Juventus 4 x 0 Joinville

Sport 2 x 0 Joinville

Ponte Preta 1 x 0 Joinville

1985 – Primeira fase

Após duas edições sem disputar, o JEC voltou a participar da Copinha. Caiu mais uma vez na primeira fase, desta vez no grupo B, com Matsubara (PR), Nacional (SP) e Vasco da Gama. Terminou na última colocação com três derrotas. O Juventus (SP) foi o campeão da edição.

Primeira fase:

Joinville 0 x 1 Nacional (SP)

Matsubara 1 x 0 Joinville

Vasco 2 x 0 Joinville

1986 – Primeira fase

O JEC foi sorteado no grupo A, com Juventus (SP), Matsubara (PR) e Taubaté (SP). O Tricolor foi eliminado mais uma vez na primeira fase, mas saiu com a primeira vitória na competição, um 2 a 1 sobre o time paranaense. O campeão desta edição foi o Fluminense.

Primeira fase:

Juventus 2 x 0 Joinville

Joinville 2 x 1 Matsubara

Taubaté 1 x 0 Joinville

1988 – Terceiro colocado

A Copa São Paulo de Futebol Júnior não foi disputada em 1987, mas o JEC voltou com força para 1988. A competição contava com 24 equipes e o time tricolor foi sorteado no grupo A, com sede em Ribeirão Preto. No grupo, estavam Botafogo (SP), Juventus (SP) e Santos.

O Tricolor empatou na estreia contra o Juventus e venceu as duas outras partidas, terminando na liderança do grupo. Na segunda fase, o JEC caiu no grupo 4 com Botafogo (SP) e Comercial (SP). Foram mais duas vitórias e a vaga garantida para as semifinais.

Continua depois da publicidade

A partida decisiva com o América (SP) terminou empatada no tempo normal em 0 a 0. Na prorrogação, o time paulista venceu por 2 a 0. Restou ao Tricolor disputar a decisão do terceiro lugar contra o Matsubara (PR). A vitória por 2 a 1 garantiu ao Joinville a melhor campanha até hoje na competição. O campeão foi o Nacional (SP).

Primeira fase:

Juventus 1 x 1 Joinville

Joinville 2 x 1 Santos

Botafogo (SP) 1 x 2 Joinville

Segunda fase:

Joinville 4 x 1 Botafogo (SP)

Joinville 1 x 0 Comercial

Semifinal:

América (SP) (2) 0 x 0 (0) Joinville

Decisão do 3º lugar:

Joinville 2 x 1 Matsubara

1989 – Primeira fase

A campanha no ano seguinte não foi nada boa para o Joinville. O time caiu no grupo A e terminou na última colocação, atrás de Atlético (MG), Palmeiras e Novorizontino (SP). Foram duas derrotas e um empate. O campeão da edição foi o Fluminense.

Primeira fase:

Joinville 0 x 1 Palmeiras

Atlético (MG) (7) 2 x 2 (6) Joinville

Joinville 1 x 3 Novorizontino

1993 – Primeira fase

O JEC voltou à competição e a campanha decepcionou mais uma vez. O time ficou no grupo A e terminou novamente na última colocação, atrás de Botafogo (SP), Comercial (SP) e Cruzeiro. Foram duas derrotas e um empate. O campeão daquele ano foi o São Paulo.

Primeira fase:

Cruzeiro 1 x 0 Joinville

Botafogo (SP) 2 x 1 Joinville

Joinville 0 x 0 Comercial (SP)

1998 – Primeira fase

Em 1998, o JEC ficou no grupo C com Cruzeiro, Palestra de São Bernardo (SP) e Santos. O time ficou na terceira colocação, na frente apenas do Palestra. Foram dois empates e uma derrota, com direito a uma goleada por 7 a 1 sofrida contra os santistas. O campeão da edição foi o Internacional.

Continua depois da publicidade

Primeira fase:

Santos 7 x 1 Joinville

Cruzeiro 2 x 2 Joinville

Palestra 1 x 1 Joinville

2000 – Primeira fase

No grupo C, o Joinville enfrentou o Capivariano (SP), a Ponte Preta e o Unibol (PE). Foram uma vitória, um empate e uma derrota, terminando na segunda colocação. Apenas o time de Campinas passou de fase. Naquele ano, o São Paulo foi campeão da competição.

Primeira fase:

Capivariano 1 x 3 Joinville

Ponte Preta 3 x 1 Joinville

Joinville 0 x 0 Unibol

2001 – Primeira fase

O JEC ficou no grupo J com Santo André (SP), São Paulo e Villa Nova (MG). Foram uma vitória, um empate e uma derrota, terminando na terceira colocação, na frente apenas do time mineiro. O campeão da edição foi o Roma Barueri (SP).

Primeira fase:

São Paulo 4 x 1 Joinville

Santo André 1 x 1 Joinville

Joinville 4 x 2 Vila Nova

2006 – Primeira fase

O Tricolor caiu mais uma vez na primeira fase da competição. No grupo N, o time enfrentou o Campinas (SP), a Portuguesa e o Sergipe, terminando na terceira colocação, na frente apenas do time sergipano. Foram uma vitória e duas derrotas. O campeão daquela edição foi o América (SP).

Primeira fase:

Joinville 1 x 2 Portuguesa

Sergipe 2 x 3 Joinville

Campinas 3 x 2 Joinville

2016 – Terceira fase

Dez anos após a última participação, o JEC voltou a Copinha e conseguiu chegar na terceira fase. Na primeira fase, caiu no grupo 8 com Ceará, CSP (PB) e Guaratinguetá (SP). O Tricolor terminou na liderança com duas vitórias e um empate. Na segunda fase, uma vitória por 3 a 1 sobre o Confiança garantiu a classificação. No entanto, o time foi eliminado na fase seguinte contra o Ceará, que venceu por 3 a 2. O Flamengo foi o campeão da edição.

Continua depois da publicidade

Primeira fase:

Ceará 0 x 1 Joinville

Guaratinguetá 1 x 3 Joinville

Joinville 0 x 0 CSP

Segunda fase:

Joinville 3 x 1 Confiança

Terceira fase:

Ceará 3 x 2 Joinville

2017 – Primeira fase

No grupo 11, ao lado de Paulista, Red Bull Brasil e Vitória da Conquista (BA), o Joinville foi eliminado na primeira fase. O time ficou na terceira colocação, na frente do time baiano, com uma vitória e duas derrotas. O campeão da edição foi o Corinthians.

Primeira fase:

Joinville 5 x 0 Vitória da Conquista (BA)

Red Bull Brasil 4 x 1 Joinville

Paulista 1 x 0 Joinville

2018 – Segunda fase

Na última participação do Joinville na Copinha, o clube chegou até a segunda fase, quando foi eliminado pelo Atlético (MG) por 5 a 2. Na fase inicial, havia ficado no grupo 24, com Real (DF), São Paulo Crystal (PB) e Taboão da Serra (SP). O Tricolor ficou na liderança com duas vitórias e um empate. O campeão daquele ano foi o Flamengo.

Primeira fase:

Joinville 4 x 2 Real (DF)

São Paulo Crystal (PB) 0 x 0 Joinville

Taboão da Serra 1 x 3 Joinville

Segunda fase:

Joinville 2 x 5 Atlético (MG)