Começou na tarde desta sexta-feira (30) o horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e TV. Em Blumenau, os candidatos a prefeito aproveitaram a primeira aparição na televisão para se apresentar e até declarar o amor que têm pela cidade. Dos 10 minutos, mais da metade ficou com o delegado Egídio Ferrari (PL), já que a divisão do tempo ocorre de acordo com o número de representantes de cada partido no Congresso Nacional.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Delegado Egídio usou os 5 minutos e 38 segundos para falar sobre a vida pessoal. Em casa, acompanhado da esposa e dos dois filhos, o blumenauense de 42 anos revelou que foi criado pelos avós. A companheira dele, com quem está junto desde os 18, contou a história do casal. Ao final, o vídeo tocou o jingle da campanha, que tem como palavras-chave “servir e proteger”, além de citar o nome de Maria Regina Soar (PSDB), vice na chapa e que deve ser apresentada na próxima propaganda.
Na sequência, foi o vice da petista Ana Paula Lima quem falou. Léo Bitencourt (PSB) e Ana Paula focaram em citar obras na cidade e qualidades deles nos quase dois minutos e meio que tiveram. Fugindo da questão ideológica de direita e esquerda, ambos defenderam que não existe um “nós” e “eles”, mas que é preciso união para tornar Blumenau ainda melhor.
Odair Tramontin (Novo) foi o terceiro a surgir nas telinhas. Durante quase um minuto fez uma declaração a Blumenau, enaltecendo características como o trabalho, a realização de sonhos e a generosidade, todas atribuídas ao município. “Sempre por ti”, finalizou.
Continua depois da publicidade
Com menos de meio minuto, Rosane Martins (PSOL) aproveitou o espaço para chamar os telespectadores às redes sociais, canal em que pode apresentar o plano de governo dela sem limite de tempo.
Ricardo Alba (Podemos) também teve segundos para falar sobre si. Resumiu a trajetória profissional como vereador e deputado e disse ter certeza que a população o tornará prefeito.
Campanhas a todo vapor
O horário eleitoral gratuito na TV tem dois blocos diários, às 13h e às 20h30min. No rádio, os programas são às 7h e ao meio-dia. Cada período de exibição do horário eleitoral tem 10 minutos.
Além dos tempos dos dois blocos diários na TV e também no rádio, os candidatos também têm direito a 70 minutos diários de inserções de 30 ou 60 segundos durante a programação, no horário das 5h à meia-noite. O tempo precisa ser distribuído pelos partidos com 60% direcionado aos candidatos a prefeito e 40% aos postulantes a uma vaga de vereador.
Continua depois da publicidade
O horário eleitoral em rádio e TV será exibido entre 30 de agosto e 3 de outubro. Em caso de segundo turno, nas cidades em que ele for possível, a propaganda eleitoral em rádio e TV retorna no dia 11 de outubro e vai até dia 25.
Veja candidatos a prefeito de Blumenau
Leia também
Os conselhos e alertas do “guardião planetário” que passou por Blumenau