Quem são aquelas pessoas que em um terça-feira ensolarada, às 11h, estão deixando todos com inveja nas redes sociais postando fotos da praia, céu azul e mar verdão? Os dias de calor assolam quem tem que ficar sob o ar-condicionado ou entre os prédios do Centro e, ao mesmo tempo, abençoam quem pode organizar horários e compromissos para curtir o dia. O clima de verão que teima em se estender ao longo do mês de abril ainda leva pessoas às praias, mas até quando?
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do DC pelas Praias
Calor segue forte nesta semana em Santa Catarina
A previsão indica que o tempo irá mudar semana que vem, quando uma frente fria deve chegar ao Estado. Enquanto isso, na manhã desta terça-feira, a praia da Joaquina, em Florianópolis, tinha 41 guarda-sóis abertos próximo ao canto norte, mais as tendas dos restaurantes e as diversas pessoas que não se importam com o sol de 33ºC às 11h, e deitavam sem proteção sobre cangas e esteiras. Fernanda Kirsh comemora 48 anos nesta terça-feira e sempre programa as férias para o período de aniversário. O programa envolve descansar à beira do mar, almoço em um bar tradicional na Lago da Conceição e um festa à noite.
Continua depois da publicidade
— Mas as férias nesse período do ano também ocorrem porque é a melhor época para curtir a cidade. Menos movimento e o calor continua gostoso — indica Fernanda, moradora de Florianópolis.
Gabriela Duarte curte o sol ao som da música “Olha só, moreno”, de Malu Magalhães. Deitada sobre a canga, aproveita a manhã de folga em um dos dias que não tem aula de Administração. Praticamente ao lado de Gabriela, o empresário César Vasconcellos passa parafina da prancha de surfe, ansioso para cair no mar. Há 10 anos, ele buscou mudar o estilo de vida de modo que permitisse aproveitar um pouco mais os dias de sol e o tempo livre.
Na Joaquina, onde nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro o som de bares e restaurantes é praticamente um barulho constante, nesta terça-feira era harmonioso. Sem tumulto ou areias lotadas. Muito menos caipiras e cervejas e muito mais sucos e águas-de-coco. Quem está por ali quer curtir mais e agitar menos.
Continua depois da publicidade
Gustavo Couto decidiu que estaria na praia ainda na segunda-feira, quando prometeu que se fizesse sol e calor no dia seguinte, a estadia nas areias era “obrigatória”. Nesta terça-feira, acordou mais cedo, tomou um café da manhã com a esposa na Lagoa da Conceição e foram os dois curtir a manhã na Joaquina.
— Mas agora, às 13h30min, eu tenho que voltar e trabalhar — comenta o empresário.
Na vizinha Praia Mole o ritmo é o mesmo, tranquilo e convidativo. Difícil é trabalhar por ali. Suellen Lorenci estava sentada na areia com as ondas carinhosamente aos seus pés. Nesse vai e vem do mar, a nutricionista de Joaçaba viaja pelo país. Seu trabalho é atender pacientes de forma particular e reformular os hábitos alimentares. Os pacientes estão em diversas cidades, ela trabalha online e viaja para visitá-los periodicamente. Agora, passa uma semana em Florianópolis.
— Como trabalho pelo computador nesse período de criar os planos, posso fazer mais tarde — conta ela, que tirou a manhã para aproveitar o mar.
Continua depois da publicidade
O casal de aposentados Eleno e Isabel Coelho relaxam sob o guarda-sol. Uma brisa sopra do mar e torna o calor abafado muito mais agradável. Mas qualquer coisa um banho de mar, logo ali, resolve.
— Florianópolis tem um sério problema de mobilidade urbana, e esses dias de semana são os melhores para ir à praia. E, claro, esse calor de abril deixa ainda mais agradável — conta Coelho, que não quis ficar convalescendo, em suas própria palavras, no Centro.
Calor até domingo
Gustavo, Eleno, Gabriela, César e Fernanda ainda terão alguns dias de verão em pleno outono para curtir. A previsão do tempo indica que as altas temperaturas devem continuar até domingo. A exceção deve ser quinta e sexta-feira, quando algumas pancadas de chuva podem deixar o tempo mais ameno. No fim de semana, o calor volta com força.
Continua depois da publicidade
A segunda e terça-feira devem representar a chegada de uma frente fria e fortes chuvas devem acontecer no início da semana. A partir de quarta-feira, o outono deve chegar com suas temperaturas mais baixas e indicar o caminho para o inverno.