O remake da novela Renascer apresenta no capítulo 10, que vai ao ar nesta nesta quinta-feira (1º), como Santinha e Morena se aproximam após as mulheres engravidarem no mesmo período. A novela tem um salto temporal de nove meses, próximo ao nascimento das crianças.
Continua depois da publicidade
Porém, enquanto filho de Santinha nasce sem muitos problemas no parto, o filho de Morena nasce morto. Continue a leitura para ver como foi a perda do filho de Morena em versão original de Renascer, exibida em 1993.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Morena perde o filho em Renascer
Continua depois da publicidade
O enredo da perda do filho de Morena em Renascer de 1993
Além de Santinha e Morena casarem no mesmo dia, ambas ficam gráficas no mesmo período. Na versão de 1993, o desenvolvimento do enredo pós-casamento é mais acelerado que no ramake. Assim, em um mesmo capitulo da versão original, os três filhos de Santinha nascem e ela já está grávida da quarta criança.
Antes desse desenvolvimento, o enredo de como Morena perde o filho na versão original de Renascer é mais sutil. Quando ambas estão quase com nove meses de gestação, Jacutinga visita Santinha, que afirma que quer que sua segunda “mainha” faça o parto. Nesse mesmo dia, ela começa sentir dores e todos se preparam para o nascimento de José Augusto.
Veja o casamento de Santinha com José Inocêncio e compare com a versão original de Renascer
Ao saber que o parto está próximo, Morena, Deocleciano, Jupará e Flor querem visitar Santinha. Porém, Jacutinga proibiu para não ter mais gente na casa além dela, José Inocêncio e Inácia. Morena deseja ajudar a amiga e os casais de debatem se devem ou não ir na casa. Flor lembra de uma superstição e afirma: “E depois, diz que mulher prenha não deve de ajudar outra no parto não, viu?”
Continua depois da publicidade
Deocleciano responde: “Bem lembrado, Flor. Bem lembrado”. Em seguida, Morena complementa: “Então vamos esperar as notícias”. Apesar da decisão, os quatro vão visitar Santinha, mesmo com Morena a contra-gosto. Ao longo da visita, ela e José Inocêncio trocam algumas “farpas”.
José Inocêncio fala que nunca ficou tão nervoso em toda sua vida, mesmo quando foi escalpelado. Em seguida, Jupará e Deocleciano relembram outros momentos da história do fazendeiro. Morena contribui com a conversa: “Nem quando vosmecê avoou por cima de suas roças no lombo do coisa ruim e ele mijando nos pés de cacau”.
Continua depois da publicidade
O coronel não gostou nenhum pouco da fala de Morena e rebateu: “Mas da última vez que eu voei no lombo dele, ele também mijou em cima da sua casa. E foi só por isso que você embarrigou”. Antes de Morena conseguir responder, Deocleciano interrompe e fala: “Você falou bobagem, o patrão respondeu com bobagem”.
Por fim, José Inocêncio afirma: “Pode contar que você vai ter um capetinha lá na sua casa, Deocleciano. Você vai ficar rico, homem de deus e terá a proteção do capeta”.
O filho de Santinha e José Inocêncio nasce e a novela se encaminha para um novo salto temporal. O que divide essa passagem do tempo mais acelerada é uma gravação caseira de um vídeo do batizado de José Augusto. Na gravação, Santinha aparece sorridente e, atrás dela, Morena não compartilha da mesma alegria e Deocleciano está mais sério, não querendo ser filmado.
Continua depois da publicidade
Veja o falso velório de José Inocêncio em versão original de Renascer
A gravação segue e, ao fim da filmagem, é possível ver o grupo todo posando. Santinha está ao lado de José Inocêncio e segura José Augusto. Na extremidade esquerda, Morena está visivelmente “sem barriga”, com uma expressão triste, segurando um buquê de flores e secando suas lágrimas.
Nessa fase de Renascer, o enredo não mostra cenas de como foi a perda do filho de Morena, mas, em uma conversa com José Inocêncio, Inácia fala: “Morena é uma mulher seca que pariu um filho morto”.
A participação de Morena na criação de João Pedro em Renascer de 1993
Continua depois da publicidade
A trama da novela avança e Santinha vê o nascimento de mais três filhos. No último parto, não sobrevive e morre antes mesmo de conseguir dar o leite para o recém-nascido. Após o velório, Inácia se desespera com isso e fala em prantos para um José Inocêncio destruído pela dor: “Ele não para de chorar. Eu acho que é fome. Eu não sei o que fazer. Se tivesse alguém com criança nova, pedia para dar peito a ele, mas não tem ninguém”.
Sem hesitar, José Inocêncio manda Inácia dar leite de vaca para o caçula, mas ela ignora o homem e volta a falar sobre ter alguma mulher para dar leite materno. Então, o viúvo fica furioso e responde aos berros: “Eu já disse, dê leite de vaca mesmo! Faça ele parar de chorar e tire ele lá do meu quarto!”.
Quem fez o vestido do casamento de Santinha no remake de Renascer?
O fantasma de Santinha e o leite de Morena
A rejeição de José Inocêncio faz com queira que Jacutinga leve a criança embora. Deocleciano decide intervir e leva o menino para si e Morena. No momento que a mulher tenta alimentar a criança, ela que não tinha leite passa a ter e o menino amamenta e conta: “Ele tava chorando demais, Flor. Aí eu botei ele aqui no peito para ver se acalmava o pobrezinho e ele começou a me chupar feito um bezerro. E o leite veio, Flor. Eu tô mais assustada que ocê”.
Continua depois da publicidade
Por recomendação de Inácia, José Inocêncio reúne coragem para visitar o filho na antiga casa de Belarmino e Morena confirma que o peito dela está dando leite e que está amamentando o menino. Na sequência, o fazendeiro admite que tomou uma decisão precipitada e vai levar o filho de volta depois dele crescer e desmamar.
Com isso, Morena responde que Santinha deu o menino a ela: “Toda vez que ele chora de fome, é ela que aparece pra dar de mamar pra ele. É de onde vem meu leite”, complementa.
A cena se desenrola e José Inocêncio diz que, em sonho, Santinha pediu para ele criar o menino e que Morena e Deocleciano batizassem o menino e escolhessem um nome para ele. Em prantos, Morena aceita e fala que a criança vai se chamar João Pedro.
Continua depois da publicidade
Leia também
Conheça o novo elenco de Renascer e compare com a versão original
Como está o elenco de Renascer, 30 anos após a primeira versão