O que aconteceu nas ruas, o que foi veiculado na TV e o que foi publicado em jornais e revistas virou também assunto nas redes sociais. O Twitter, por exemplo, foi palco de acaloradas discussões resumidas em 140 caracteres.
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Para se ter ideia, no último debate entre os presidenciáveis, na noite da sexta-feira, o microblog chegou a apresentar instabilidade devido ao movimento intenso de tweets. Foram 2,1 milhões de publicações no Brasil, considerando os principais termos e hashtags relacionados ao debate – recorde de repercussão nas redes.
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O peso das redes sociais na escolha do voto
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A dimensão que as eleições à Presidência ganharam na rede social pode ser vista nos gráficos abaixo. O primeiro deles, mostra manchas vermelhas e azuis, correspondentes às “menções” que os perfis da candidata Dilma Rousseff (@dilmabr) e do candidato Aécio Neves (@AecioNeves) tiveram no Twitter desde 1º de outubro, antes do primeiro turno, até o último sábado.
De acordo com as hashtags utilizadas, o assunto mais comentado por eleitores no Twitter foi saúde (28,6%), seguido de educação (19,4%), segurança (13,7%) e economia (8,1%). Em seu perfil oficial, Dilma Rousseff priorizou o debate sobre a educação – tema ao qual destinou 33,3% de seus tweets. O assunto mais comentado por Aécio Neves na rede social foi saúde, foco de mais de 26% das publicações. O levantamento foi realizado de 1º de julho até a última sexta-feira.