A definição do modelo do Campeonato Catarinense 2025 aconteceu durante uma reunião marcada por debates entre times na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú, na tarde da última terça-feira (20).

Continua depois da publicidade

Confira os times que participarão do Campeonato Catarinense 2025

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Continua depois da publicidade

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Campeonato Catarinense: Veja os times com mais títulos

Como cada clube votou para a fórmula do estadual 2025

Assim como trouxe o colunista do NSC Total, Rodrigo Faraco, o Conselho Técnico foi agitado por conta de debates e divergências. A reunião prévia da Associação de Clubes também não terminou com um consenso sobre o formato do Estadual.

— Eu acho que atendeu a maior parte dos times. É importante mediar a conversa dos clubes e chegar no acordo. Acho que, de certa forma, atendeu a necessidade de uma pré-temporada mais longa e com o início do campeonato no dia 18 de janeiro — contou Christopher Nunes, presidente do SCClubes (Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina).

A primeira fase será em turno único, conforme aconteceu no estadual de 2024. Além disso, a competição ainda terá três vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro do ano seguinte para os times sem divisão.

Dessa vez, apenas quatro clubes passam de fase e jogarão a semifinal em jogo único e, em caso de empate, a definição será nos pênaltis. A final acontecerá no formato “ida e volta”, ou seja, em dois jogos. O time com a melhor colocação da primeira fase também terá a vantagem de dois resultados iguais e sem disputa de pênaltis.

Continua depois da publicidade

De acordo com Carlos Crispim, diretor técnico da FCF, informou que esse modelo e um secundário com, inicialmente, os clubes divididos em dois grupos foram propostos para votação na reunião que durou mais de três horas.

— (O acordo chegou) através do voto. O campeonato foi escolhido através do voto qualitativo com o Criciúma com 12 – (campeão) – e o Santa Catarina tem um (subiu de divisão com o vice-campeonato da Série B). Não teve consenso e teve que ir para o voto e com a fórmula de turno único foi a vencedora. Claro, os times queriam os jogos de quartas de finais, mas não temos data e não tem como inventar isso. Tem o problema do Criciúma, Chapecoense e Avaí, por exemplo, que ainda estão nos seus campeonatos e vai atrasar a entrada dos atletas das férias, que voltarão no início de janeiro — explica Crispim.

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.