O fim do prazo para convenções dos partidos definiu como ficou o quadro eleitoral nas principais cidades de Santa Catarina. Os nomes que estarão na corrida pelas prefeituras foram confirmados pelas legendas ao longo dos últimos 20 dias. Esta segunda-feira (5) foi o último dia do prazo para a realização de convenções, os encontros em que os partidos oficializam os candidatos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A partir de agora, os partidos precisam registrar as candidaturas junto à Justiça Eleitoral até o dia 15. A campanha eleitoral começa oficialmente no dia seguinte ao fim do prazo para registro, em 16 de agosto.

As eleições municipais terão o PL do governador Jorginho Mello e o PSD do deputado estadual Júlio Garcia e do prefeito de Chapecó João Rodrigues juntos na disputa de Florianópolis, com a aliança pela reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD). O partido do governador indicou a vice da chapa, a vereadora Maryanne Mattos.

Em outras grandes cidades do Estado, no entanto, os partidos devem estar de lados opostos. Será assim, por exemplo, em Joinville e Blumenau, onde o PSD optou por decisão estratégica de apoiar candidatos do Novo. Em Criciúma, onde o PSD tem o atual prefeito, Clésio Salvaro, a legenda lançará o ex-secretário Vágner Espíndola como candidato, apoiado por Clésio. O PL apostará as fichas no ex-secretário e deputado federal Ricardo Guidi.

Continua depois da publicidade

Em paralelo às disputas entre PL e PSD nas principais cidades, o PT terá candidatos a prefeito nas 10 maiores cidades catarinenses e tentará apostar em investimentos do governo Lula no Estado para conquistar prefeituras em Santa Catarina. Outro partido de esquerda, o PSOL, terá candidatos em cidades como Florianópolis e Blumenau.

Confira como ficou o cenário eleitoral ao fim das convenções

Florianópolis

Em Florianópolis, a definição dos candidatos a prefeito durante o prazo de convenções não teve surpresas. O atual prefeito Topázio Neto (PSD) foi confirmado como candidato à reeleição pelo partido e terá como adversário nomes como o ex-prefeito Dário Berger (PSDB), o deputado estadual Marquito (PSOL) e o ex-vereador Pedrão Silvestre. Confira abaixo os nomes confirmados nas convenções:

Continua depois da publicidade

Joinville

Joinville também terá o atual prefeito como candidato à reeleição na disputa de outubro. Adriano Silva (Novo) foi confirmado candidato em convenção no fim de julho e conseguiu o apoio de legendas como PSD, PRD, Podemos, Republicanos, União Brasil e a Federação formada por PSDB e Cidadania. Ele terá como adversários nomes como o deputado estadual Sargento Lima (PL), candidato apoiado pelo governador Jorginho Mello, e o ex-prefeito Carlito Merss. Veja todos os nomes confirmados abaixo:

Blumenau

O cenário de candidaturas para prefeito de Blumenau também não teve mudanças durante o prazo de convenções. O deputado estadual Egídio Ferrari foi confirmado como candidato do PL, com apoio do governador Jorginho Mello e do atual prefeito Mário Hildebrandt, que está no fim do segundo mandato. Além dele, o ex-promotor de Justiça Odair Tramontin e a deputada federal Ana Paula Lima também estarão na disputa. Confira abaixo todos os nomes confirmados pelos partidos nas convenções:

Continua depois da publicidade

São José

A disputa pela prefeitura de São José também terá o atual prefeito na disputa pela reeleição. Orvino Coelho Ávila foi confirmado pelo PSD e terá como adversária a ex-prefeita e ex-aliada Adeliana Dal Pont (PL), que terá o apoio do governador Jorginho Mello. Além disso, há concorrentes de PT, Podemos e Novo na disputa. Veja abaixo todos os candidatos.

Continua depois da publicidade

Itajaí

Em Itajaí, uma movimentação que chamou a atenção foi a do deputado federal Carlos Chiodini (MDB), que trocou o domicílio eleitoral para concorrer a prefeito de Itajaí. Nas últimas semanas, ele conseguiu o apoio de legendas como União Brasil e PDT, do atual vice-prefeito Marcelo Sodré. Ele terá como adversários o ex-secretário-adjunto de Portos e Aeroportos do governo Jorginho Mello, Robison Coelho, e o vereador Osmar Teixeira (PSD). Confira abaixo os candidatos:

  • Carlos Chiodini (MDB)
  • Fabiano Silva (DC)
  • João Paulo Tavares Bastos (PT)
  • Osmar Teixeira (PSD)
  • Robison Coelho (PL)

Continua depois da publicidade

Chapecó

Chapecó teve uma das principais surpresas da reta final do prazo das convenções dos partidos. O prefeito João Rodrigues (PSD), como era esperado, confirmou a candidatura à reeleição com apoio de partidos como Podemos, Progressistas, União Brasil e MDB (do ex-vereador Cleiton Fossá, que era pré-candidato, mas desistiu da disputa). No entanto, nesta sexta-feira o PT anunciou uma chapa com o deputado federal Pedro Uczai de candidato a prefeito e a deputada estadual Luciane Carminatti como nome de vice. Até então, o pré-candidato da legenda era o deputado estadual Padre Pedro. Além deles, estará na disputa também Dadá Westphal (Novo). O PL do governador Jorginho Mello anunciou que não terá candidato a prefeito e até o momento não declarou apoio a nenhum concorrente. Confira abaixo:

Palhoça

Em Palhoça, o atual prefeito Eduardo Freccia (PL) será candidato à reeleição com o apoio do grupo do ex-prefeito e aliado político Camilo Martins e do governador Jorginho Mello. Ele terá como adversários nomes como o ex-vereador Luciano Pereira (PSD), apoiado pelo deputado estadual Sérgio Guimarães (União Brasil). Confira abaixo os candidatos:

Continua depois da publicidade

  • Eduardo Freccia (PL)
  • Gilliard Martins (PDT)
  • Luciano Pereira (PSD)
  • Tânia Slongo (PT)

Criciúma

A cidade de Criciúma também teve confirmações de pelo menos seis candidatos até o fim do prazo para convenções. O ex-secretário municipal Vágner Espíndola será o candidato do PSD, com apoio do atual prefeito Clésio Salvaro (PSD), em fim de segundo mandato. Um dos adversários dele será o ex-secretário de Meio Ambiente e Economia Verde do governo Jorginho Mello, Ricardo Guidi (PL), que se filiou à legenda do governador para concorrer à prefeitura. A disputa ainda terá nomes do PP, Solidariedade, MDB e PT. Confira abaixo:

Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul deve ter ao menos sete candidatos a prefeito nas eleições de outubro. O atual prefeito Jair Franzner (MDB), que era vice-prefeito de Antídio Lunelli e assumiu o cargo após a renúncia dele para concorrer ao governo de SC, concorrer à reeleição. O empresário Edson Junkes (PL) será o candidato apoiado pelo governador Jorginho Mello. Além deles, outras legendas como Podemos, Novo e PP também devem ter concorrentes. Confira os nomes abaixo:

Continua depois da publicidade

  • Diego Ribeiro (Rede)
  • Edson Junkes (PL)
  • Emanuela Wolff (Podemos)
  • Jair Franzner (MDB)
  • Jaison Elert (PRTB)
  • Mario Felippi (Novo)
  • Níura Demarchi (PP)

Lages

A corrida pela prefeitura de Lages também teve os nomes confirmados nos últimos 20 dias nas convenções dos partidos. A ex-secretária de Saúde e deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) teve o nome confirmado na noite desta segunda-feira (5). Ela já disputou a prefeitura em 2020 e este ano terá o apoio do governador Jorginho Mello. Terá como adversários o ex-prefeito Elizeu Mattos e a advogada Cláudia Bratti. O candidato Lio Marin (União Brasil) também foi confirmado na disputa no último fim de semana de convenções. Ele conseguiu o apoio do PSD, do Novo e do PP, que tinha o vice-prefeito Juliano Polese como pré-candidato, mas que declinou da disputa. Confira os nomes abaixo:

Continua depois da publicidade

Leia também

Esquerda nada contra a corrente em SC e tenta se consolidar em um estado conservador

Eleição terá consultas sobre passe livre, nova bandeira e temas locais em 5 cidades do país

Eleições 2024: SC tem 40 mil jovens entre 16 e 17 anos com título de eleitor