As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul durante o mês de maio causaram estragos e a interdição total do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O principal terminal de passageiros gaúcho ficou inundado por mais de 30 dias, e a empresa que administra o local deu início aos trabalhos de limpeza.
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Tanto a parte externa, com a pista de onde os aviões decolam, quanto a parte interna, com as áreas de embarque, desembarque, esteira de bagagens, lojas e restaurantes, foram afetadas pela água que inundou o local.
As águas demoraram a baixar, e agora as equipes da Fraport, responsável pela gestão do aeroporto, atuam na limpeza. Os trabalhos de recuperação serão feitos ao longo dos próximos meses para preparar o aeroporto de Porto Alegre para a retomada das operações.
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Os voos e decolagens foram suspensos no dia 3 de maio, e devem retornar somente no final do ano. Até lá, a Base Aérea de Canoas começou a atuar emergencialmente com voos comerciais.
Antes do fechamento, o Salgado Filho realizava uma média de 142 viagens diárias, tanto nacionais quanto internacionais. Desde então, mais de 4,2 mil voos foram cancelados.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou uma operação para retirar aeronaves que estavam retidos no aeroporto por conta do alagamento da pista. A medida teve início no sábado (8), com previsão de retirada de 9 das 47 aeronaves que ficaram presas no local.
Veja fotos de como ficou o aeroporto de Porto Alegre
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