Desde o início da semana com funcionários da EBSERH em greve por tempo indeterminado, o Hospital Universitário (HU) em Florianópolis realiza as demandas diárias com realocação interna de servidores. A mudança, porém, tem causado lentidão nos atendimentos, conforme o que informou a instituição.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O HU informou que, até esta quarta-feira (28), nenhum exame ou consulta precisou ser reagendado e todo o hospital tem funcionado normalmente. Os profissionais realocados durante esse período pertencem a UFSC e a uma empresa tercerizada.
A greve dos trabalhadores pede reajuste de salário e melhores condições de trabalho em todo o território nacional, e permite que a paralisação seja de apenas 50% dos servidores administrativos e 40% das áreas assistenciais. É possível que ocorra, segundo o HU, interrupção de algum serviço nos próximos dias.
Segundo o que informou a EBSERH em nota, a empresa procura uma resolução da situação e solicitou julgamento imediato do dissídio coletivo ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Confira a nota na íntegra
Continua depois da publicidade
“A Ebserh esclarece que o processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com as entidades sindicais teve mais de 20 rodadas e ofertas de aumentos feitas pela empresa, porém sem que se chegasse a um consenso. Diante do impasse nas negociações, a Ebserh peticionou no dia 10 de agosto, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), pedido para análise dos ACT’s em curso, requerendo o julgamento imediato do dissídio coletivo, inclusive quanto aos ACTs em aberto, visando a resolução do fato.
Com o início das manifestações, fica ainda mais clara a vontade dos empregados, semelhante à da Ebserh, em uma resolução rápida. Nesse momento de impasse, o melhor formato para uma resolução célere é o julgamento no TST. A Ebserh já havia solicitado ao TST, no dia 10 de agosto, requerendo o julgamento imediato do dissídio coletivo, visando a resolução do fato.
Com a concordância recente das entidades sindicais para o TST com a apreciação das cláusulas econômicas, a Ebserh peticionou, nesta quarta (28), solicitando julgamento imediato do dissídio”.
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Dazaranha celebra 30 anos com show gratuito em Florianópolis
Lista divulga serviços psicossociais gratuitos ou a preço social em Florianópolis
Ator global vai interpretar Cancellier em filme sobre morte de reitor da UFSC