Os hospitais de Joinville mantiveram a obrigatoriedade do uso de máscaras, mesmo após o decreto estadual que flexibilizou o item de segurança em Santa Catarina. Das seis unidades públicas e privadas da cidade, apenas uma traz a utilização como recomendada para usuários.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O Hospital Infantil Doutor Jeser Amarante Faria informou que a máscara é obrigatória apenas para os trabalhadores de saúde. Outras pessoas ou acompanhantes que utilizem as instalações da unidade não são obrigadas a usar o item de segurança. Neste caso, ele é recomendado, como prevê o decreto estadual.
No caso de Hospital Dona Helena, Hospital Geral Joinville, Centro Hospitalar Unimed, Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Hospital Municipal São José e todas as demais unidades básicas de saúde, as máscaras continuam obrigatórias para profissionais da saúde e qualquer outra pessoa que esteja nos estabelecimentos.
> Tire suas dúvidas sobre o fim da obrigatoriedade de máscaras em SC
Continua depois da publicidade
Após a publicação do decreto, o governo do Estado apontou que, conforme regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os hospitais e centros de saúde permaneceriam com o uso de máscaras sendo altamente recomendado por causa do risco que os ambientes têm para a transmissão de doenças.
Além disso, apesar da regulamentação estadual que flexibiliza o uso de máscaras, cada município pode estabelecer regras mais rígidas conforme a realidade local, além da prerrogativa de cada estabelecimento.
Mudanças no atendimento em hospitais
O uso de máscaras pode não ter mudado, mas houve outras alterações no atendimento de alguns hospitais de Joinville após o novo recuo da pandemia. O Hospital Infantil Doutor Jeser Amarante Faria, por exemplo, unificou todos os pré-atendimentos, incluindo os pacientes com sintomas respiratórios.
O mesmo aconteceu nos hospitais Dona Helena e Unimed, que deixaram de fazer a divisão de pessoas que buscam atendimentos por causa de Covid ou outra doença respiratória dos demais pacientes.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, o atendimento separado continua no Hospital Geral Joinville, no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e no Hospital Municipal São José.
Leia também:
Cidades do Norte de SC acompanham decreto e dispensam uso de máscaras
Joinville tem quase 150 mil pessoas aptas para a dose de reforço contra Covid
Sem pacientes internados, hospital de Canoinhas fecha ala da covid-19
Entidades pedem atenção a condições específicas de cada comércio para uso ou não de máscara