Com a morte do presidente do Irã,Ebrahim Raisi numa queda de helicóptero neste domingo (19), o primeiro-vice-presidente Mohammad Mokhber é quem deve assumir o cargo. A sucessão, entretanto, só ocorre com a aprovação do líder supremo, Ali Khamenei, que tem a palavra final em todos os assuntos de Estado. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O governo do vice-presidente é transitório. A Constituição do Irã estabelece que um conselho composto pelo vice-presidente, pelo presidente do Parlamento e pelo chefe do poder Judiciário deve organizar eleições para a escolha em até 50 dias. Raisi havia sido eleito presidente em 2021 e tinha mandato até 2025.

Quem é o vice-presidente do Irã?

Mohammad Mokhber tem 69 anos e nasceu na cidade de Dezful, a cerca de 680 km da capital do Irã, Teerã. Antes de assumir o cargo de primeiro-vice-presidente, Mokhber chefiava a Execução da Ordem do Imam Khomeini (EIKO, na sigla em inglês), uma organização paraestatal que tem participação em quase todos os setores da economia iraniana e é supervisionada diretamente pelo líder supremo Ali Khamenei. Mokhber afirma que a Eiko tem como função implementar uma economia de resistência.

Sob seu mandato como vice-presidente, em 2022, mais de 500 manifestantes foram mortos durante protestos por conta da morte da jovem Mahsa Amini, presa por não usar o véu adequadamente em local público, segundo a Agência de Notícias de Ativistas de Direitos Humanos (Hrana).

Continua depois da publicidade

No plano internacional, o Irã viveu um escalada de tensão com Israel que, em 1º de abril, matou sete membros da Guarda Revolucionária num ataque à embaixada iraniana na Síria. Em resposta, em 13 de abril, o Irã lançou um ataque contra Israel, que retaliou em 18 de abril.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Dia Nacional dos Celíacos: campanha promove a busca por diagnóstico no Brasil

Presidente do Irã morre em queda de helicóptero, confirma TV estatal