O estacionamento rotativo de Chapecó passou por mudanças que estão valendo a partir de janeiro deste ano. A principal delas é a alteração da gestão do serviço, que passa a ser de responsabilidade da prefeitura, através de uma nova empresa, a Vago. Mas, para além disso, os motoristas devem ficar atentos a outras alterações.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Uma delas é que a fiscalização será feita por veículos motorizados equipados com câmeras OCR, que farão a leitura e a consulta automática das placas dos veículos estacionados, não havendo mais os monitores pelas ruas. Os motoristas podem comprar seus créditos através dos totens de autoatendimento (parquímetros) que estão espalhados pelo Centro da cidade, pelo aplicativo da Vago, em pontos de venda ou no site da empresa.
Onde estão os parquímetros de Chapecó
Pelo totem, é possível colocar crédito no rotativo, seja com dinheiro em espécie, PIX ou cartão de crédito.
Continua depois da publicidade
Outra mudança significativa é que a partir deste ano o município de Chapecó não poderá mais emitir a tarifa de regularização, que permitia pagar 10 horas de estacionamento em vez da multa, nem o aviso. A mudança atende a uma decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que considerou ilegal a tarifa que abonava as multas.
A partir de agora, quem não pagar o estacionamento, assim como quem ficar mais de 2 horas na mesma vaga, receberá uma multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na carteira do proprietário do veículo.
No entanto, tais cobranças passam a valer a partir de fevereiro, segundo o secretário de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó, Clóvis Ari Leuze, que explica que até 31 de janeiro, o estacionamento rotativo ficará em período educativo, não sendo geradas autuações. Mesmo assim, é recomendado que os motoristas acionem o parquímetro e respeitem a rotatividade da vaga.
Outra novidade é a ampliação da zona nobre, de 3,6 mil para 5,5 mil vagas.
Valor permanece o mesmo
Não houve mudança no valor cobrado para utilizar as vagas, permanecendo em R$ 2,50 por hora. Em relação aos créditos da empresa anterior, a prefeitura informou que deve passar informações, em breve, sobre como realizar a transferência para o novo aplicativo.
Continua depois da publicidade
O horário de funcionamento do estacionamento rotativo em Chapecó é das 8h às 12h e das 13h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, e das 8h às 12h nos sábados. Nos domingos e feriados não há cobrança.
Outras orientações:
- Não há cobrança para condutores de motos, desde que estacionadas em suas respectivas vagas;
- Não é necessário deixar o recibo no pagamento exposto no veículo. Assim que a compra do tempo é finalizada, a placa do veículo é disponibilizada no servidor do sistema;
- Sempre que o tempo for pago no parquímetro, através de tag ou no aplicativo, é possível finalizar o tempo e resgatar o saldo não utilizado;
- Para os veículos conduzidos ou transportando pessoas com deficiência há isenção de pagamento, desde que estacionados nas vagas especiais com a respectiva credencial (também é preciso respeitar o tempo máximo de 2 horas por vaga/quadra);
- É possível trocar de vaga e aproveitar o mesmo pagamento, dentro do limite de permanência estabelecido.
Leia também
Adolescente de 13 anos morre afogado em açude em Xanxerê
Polícia encontra carregamento de iPhones em compartimento secreto de carro em SC